Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Feijões ‘crioulos’ do Vale do Juruá estampam cartão-postal

Feijões ‘crioulos’ do Vale do Juruá estampam cartão-postal

por Ascom-01 publicado 20/11/2013 15h50, última modificação 20/11/2013 15h47

O Vale do Juruá não é reconhecido somente pela farinha artesanal, mas também pela diversidade de feijões. Projetos da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenados pelos professores da Ufac Eliane de Oliveira e Vanderley Borges, vêm buscando gerar informações sobre esses feijões, a fim de agregar valor e favorecer a conservação, no lugar, dessas plantas.

Neste mês de novembro, foi lançado o cartão-postal “Feijões ‘Crioulos’ do Vale do Juruá”, com distribuição gratuita e intenção de divulgar essa riqueza cultural e biológica da região. O cartão é produto do projeto “CVT Agroecologia Acre”, coordenado pela professora Rosana dos Santos, do Instituto Federal do Acre (Ifac), envolvendo Ufac, Ifac, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Acre (Embrapa-AC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o professor Eduardo Mattar, participante dos projetos, os feijões são produzidos por agricultores familiares a partir de três sistemas de produção e possuem alto valor agregado. “São feijões de todos os tipos, com diferentes características de sabor e que se adaptam a diversos pratos e gostos”, disse. “Além disso, são produzidos, praticamente, sem insumos industriais. Trata-se de um produto diferenciado para os amantes da gastronomia. Vale a pena experimentar”.

Os feijões podem ser encontrados em Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, nos mercados regionais e feiras livres. Informações sobre os cartões-postais podem ser obtidas em contato com o Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá, no campus Floresta da Ufac, ou com o Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre, no Ifac, em Rio Branco.

Clique aqui para baixar o cartão postal.

Postado em: 20/11/2013