Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Flores destacam-se na paisagem do campus Rio Branco

Flores destacam-se na paisagem do campus Rio Branco

por Ascom-01 publicado 03/05/2013 16h55, última modificação 03/05/2013 17h02
Proximidade do Estado com a linha do Equador não permite primavera; mas algumas flores surgem nesta época de seca

Quem percorre o campus universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, pode observar muitas flores em arbustos e árvores, o que caracteriza, em outros lugares, a estação do ano chamada de primavera. Porém, teoricamente, não é essa a estação vigente no Acre neste período.

As quatro estações climáticas são sentidas em lugares mais afastados da linha equatorial, como nas regiões Sul e Sudeste. Por estar próximo à linha do Equador, o Estado do Acre é caracterizado como uma região tropical, ou seja, quente e úmida, com apenas duas estações: uma marcada pela seca e outra, pelas chuvas.

O professor do curso de Engenharia Florestal da Ufac, Ari Paiva, explica que algumas espécies de plantas, caracterizadas como “especiais”, estão florescendo nesta época mais seca do ano no Estado. Isso ocorre por que estão mais adaptadas ao calor, obtendo maior propagação de seus pólens.

Ainda segundo o professor, algumas plantas possuem uma fase de florescimento conhecida como “fenofase”, que representa as fases da vida de uma planta, relacionadas ao clima. Já outras, como a castanheira, não conseguem florescer durante o verão, pois a seca dificulta sua polinização.

No campus Rio Branco, há uma diversidade florestal elevada se comparada a outros campi do Brasil. Existem, aqui, 128 espécies, sendo 18 delas palmeiras, totalizando 1.639 árvores, com 77,3% de mata nativa.

As cássias, por exemplo, podem ser avistadas com facilidade no campus universitário. Nativas da Amazônia, têm o nome científico de “Cassia multijuga”, mas são conhecidas pelos nomes comuns de “mata-pasto” e “cigarreira”, entre outros. Além disso, podem ser vistos, no campus, os paricás (“Shizolobium amazonicum”) e os jacarandás (“Jacaranda mimosifolia”) com suas flores lilases. Em meados de julho, os ipês (“Handroanthus impetiginosus”) também florescerão, bem como outras árvores.