Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac apresenta no sábado o resultado dos Painéis Funarte de Regência Coral

Ufac apresenta no sábado o resultado dos Painéis Funarte de Regência Coral

por Ascom-01 publicado 11/07/2013 22h00, última modificação 15/07/2013 07h01

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebe o projeto “Painéis Funarte de Regência Coral”, que acontece de 8 a 13 de julho, no Campus Rio Branco. O encerramento do evento acontece no sábado, 13, às 19h, no Anfiteatro Garibaldi Brasil.

Os ministrantes, geralmente incluídos entre os maiores nomes da música coral de nosso país, atraíram como participantes professores e alunos da UFAC, da Escola Acreana de Música, Usina de Artes João Donato, professores de música do IFAC e até mesmo visitantes de outros estados, especialmente estudantes do curso de música da Universidade Federal do Rondônia (UNIR). O coral formado pelos participantes tem encantado a todos que tiveram a oportunidade de ouvir a música de qualidade excepcional surgida das vozes treinadas e afinadas dos participantes da oficina, num coral de quase cem vozes que executa os arranjos trazidos pelos professores.

O painel é um curso de aperfeiçoamento de regentes e cantores de coro, com enfoque na formação de repertório. Seu corpo docente é formado por professores com trabalhos reconhecidos nacionalmente, como Samuel Kerr, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Vladimir Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Mário César, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com o coordenador local do evento, professor Domingos Bueno, do curso de Música da Ufac: “Fomentar a produção da música vocal coletiva; engajar a sociedade local em manifestação artística de alto nível e capacitar regentes e professores de música são objetivos do projeto”. Além disso, ainda no dizer de Bueno, “a atividade ajuda a inscrever o Acre no circuito da música erudita nacional”.

Para a professora e musicista Zezé Queiroz, coordenadora nacional do projeto, “o objetivo é plantar uma semente, despertando ainda mais a curiosidade e causando inquietação para o aperfeiçoamento dos músicos participantes”.

“A universidade se torna ainda mais viva quando abre espaços para projetos como esse, que aprimoram o aprendizado para além da sala de aula”, disse o reitor da Ufac, Minoru Kimpara, informando que a universidade já se prepara para contratar músicos para formação de uma orquestra dentro da instituição.

Os painéis acontecem gratuitamente no Anfiteatro Garibaldi Brasil, com aulas acontecendo em dois horários: das 14 às 18h30 e das 19 às 21h30. O projeto é aberto à comunidade em geral, independente de algum tipo de formação musical. Atende a músicos, regentes, coralistas e quem possuir aptidão para a música. Informações pelos e-mails: domingosbueno@yahoo.com e coordartecultura@gmail.com ou pelo telefone (68) 3901-2698.