Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Grupo Coimbra assina acordo de cooperação com Organização Pan-Americana da Saúde

por Ascom-01 publicado 27/02/2015 11h19, última modificação 27/02/2015 11h19

O reitor e a vice-reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara e Guida Aquino, participaram do 3º Seminário de Internacionalização Universitária, ocorrido nos dias 9 e 10 de fevereiro, em Washington, Estados Unidos. O seminário abordou as melhores práticas e estratégias de internacionalização entre universidades de todo o mundo e contou com a participação de diversos profissionais reconhecidos mundialmente em diversas áreas de atuação na educação.

Durante o evento, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) assinaram um acordo de cooperação, no qual a Ufac foi inserido, para promover e fortalecer intercâmbio de conhecimento que permita aplicar a investigação para o desenvolvimento humano, a saúde, a equidade e o fortalecimento dos sistemas de saúde.

O objetivo do acordo é estabelecer um marco jurídico de referência para a promoção da cooperação acadêmica científica e cultural por meio da pesquisa, do ensino, da organização e da gestão universitária.

Na solenidade de assinatura, estiveram presentes as universidades associadas: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade Federal de Roraima (UFRR).  O evento contou com a presença da diretora Executiva do Grupo Coimbra, Rossana Valéria de Souza e Silva, e representantes da delegação brasileira e da delegação representativa da Organização dos Estados Americanos (OEA), parceiro do GCUB.

Programa de Alianças para a Educação e Capacitação

O Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (Paec) constitui-se em uma iniciativa conjunta da secretaria geral da OEA e do GCUB, tendo em vista a internacionalização da formação pós-graduada de estudantes com nacionalidade e/ou residência nos estados membros da OEA.

O objetivo da iniciativa é promover a maior integração das universidades brasileiras na região, incentivando o intercâmbio científico e cultural, melhorando a mobilidade estudantil internacional e apoiando o desenvolvimento humano de indivíduos notáveis nas Américas.

Em sua primeira versão, o programa recebeu mais de 4.500 inscrições. Após análise da consistência documental, realizada pela OEA (conforme previsto no item 6.1 do Edital GCUB/OEA 1-2011), restaram mais de 3.200 candidaturas provenientes de 24 países. Destas candidaturas foram selecionados 53 bolsistas destacados para estudos de mestrado em 16 universidades brasileiras que fazem parte do GCUB.

(Com informações do site GCUB: www.grupocoimbra.org.br)

Postado em: 27/2/2015