I Prêmio CNPQ de fotografia – Ciência e Arte
Estão abertas, até o dia 12 de agosto, o I prêmio de Fotografia Ciência e Arte do CNPQ. O concurso é para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pesquisadores
O I Prêmio de Fotografia foi criado neste ano em comemoração aos 60 anos do CNPq. A ideia é formar um banco de imagens com a temática Ciência, Tecnologia e Inovação e oferecer um produto inédito para divulgação da Ciência no Brasil.
Para concorrer é necessário ter um currículo na Plataforma Lattes, atualizado.
A premiação chega a 90 mil reais e será divida por três segmentos: lentes convencionais, lentes especiais e imagens editadas e divida em seis categorias.
Lentes Convencionais
Categoria 1 - ambiente externo e paisagem humana: retratos, aglomerado de pessoas, cidades, estruturas arquitetônicas mecânicas de grande porte (externa) e fenômenos sociais.
Categoria 2 - ambiente externo e paisagem natural: animais, plantas, fotomacrografia.
Categoria 3 - ambiente interno e estúdio: equipamentos, itens tecnológicos, laboratório, estúdio, salas, instalações internas.
Nota : Fotografias onde figurem pessoas passíveis de serem reconhecidas devem vir acompanhadas de carta digitalizada assinada pelas próprias autorizando o uso da sua imagem.
Lentes Especiais
Categoria 4 - micro: lupas, microscópio, microscópio eletrônico - fotomicrografia.
Categoria 5 - macro: telescópios, imagens de satélite.
Imagens Editadas
Categoria 6 - ilustração científica ou imagem conceitual: 3D, modelos abstratos, maquete, imagem computacional, montagens, imagens compostas, infográficos.
O candidato poderá se inscrever em mais de uma categoria. Serão avaliados originalidade e ineditismo, inovação e impacto visual, contexto da pesquisa, contribuição ao conhecimento para a popularização e divulgação científica e tecnológica e qualidade estética.
Para mais informações acesse: http://www.premiofotografia.cnpq.br .