I Simpósio Acreano de Sistemas de Informação (SASI 2011)
Site do Evento: www.sasi2011.com.br
Datas Importantes
Prazo de submissão de artigos: 12 de agosto de 2011.
Notificação aos autores: 05 de setembro de 2011.
Entrega da versão final: 09 de setembro de 2011.
Apresentação
O I Simpósio Acreano de Sistemas de Informação tem como objetivo reunir pesquisadores, empresários, profissionais, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas a Sistemas de Informação e Informática de forma geral, em um evento de divulgação e troca de experiências, promovendo a integração Universidades, Governo e Empresas.
A primeira edição do evento no estado visa promover o debate em novas tendências em Sistemas de Informação e inserir a comunidade interessada num contexto nacional de debates sobre a área, e principalmente, incentivar a pesquisa com apresentação de artigos. Além disso, o evento conta com uma vasta programação que inclui:
- Apresentação de palestrantes convidados
- Apresentação de artigos selecionados
- Minicursos em diversos temas relevantes
- Debates sobre assuntos de interesse da comunidade especializada
- Encontro de Twitteiros Culturais (ETC)
Submissão de Artigos
O Simpósio Acreano de Sistemas de Informação (SASI) é uma iniciativa pioneira dos professores e alunos de computação no Acre. A iniciativa tem o intuito de inserir os alunos, professores e profissionais do estado num contexto nacional de debates sobre sistemas de informação. O evento é realizado pela Universidade Federal do Acre e FAMETA.
Um dos principais objetivos do Simpósio é incentivar a pesquisa científica, no que concerne a Sistemas de Informação e áreas afins. Pesquisas em Sistemas de Informação combinam aspectos multidisciplinares, como, computação, matemática, ciência da informação, administração e gestão, comportamento organizacional, entre outros, e o intuito do evento é agregar todos esses aspectos, e assim promover debates em busca de novas soluções para os desafios atuais que a área e principalmente os profissionais enfrentam.
Temas de interesse
Os temas de interesse incluem os seguintes tópicos relacionados a Sistemas de Informação, sem, no entanto, se limitar a eles:
- Fundamentos de Sistemas de Informação
- Inteligência Artificial
- Engenharia de Software
- Bando de Dados
- Rede de Computadores
- Gerência de Projetos
- Algoritmos e Linguagem de Programação
- Qualidade de Software
- Gestão de Processos de Negócio
- E-Business, E-Commerce e E-Government
- Enterprise Information Systems, Enterprise Resource Planning
- Sistemas de apoio à decisão
- Simulação de sistemas em organizações
- Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
- Segurança e governança em Sistemas de Informação
- Estudos de caso de aplicação de Sistemas de Informação em diferentes domínios/áreas de conhecimento
- Planejamento estratégico de Sistemas e Tecnologia da Informação
- Questões organizacionais, gerenciais e estratégicas de Sistemas de Informação;
- Arquitetura Organizacional de Tecnologia da Informação
- Representação de informações de negócio e gerência de dados e metadados nas organizações;
- Data Warehousing e OLAP
- Metodologias e abordagens para engenharia de Sistemas de Informação
- Integração de aplicações corporativas
- Arquiteturas distribuídas, móveis e abertas
- Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA)
- Arquiteturas direcionadas a modelos (MDA)
- Arquiteturas baseadas em agentes
- Sistemas de Informação baseados na Internet ou na Intranet, Web 2.0 ou Web Semântica
- Infraestrutura de Sistemas de Informação
- Aspectos sociais e humanos em Sistemas de Informação;
- Gestão de segurança na Informação
- Tecnologia da Informação no Governo Federal
Submissão de Artigo
Os artigos submetidos devem ter entre 5 e 8 páginas, incluindo todas as figuras, referências e apêndices. Os artigos submetidos serão revisados por pelo menos dois avaliadores, no que se refere a: originalidade, relevância, consistência técnica e clareza e apresentação.
Deve ser utilizado o formato definido pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação (http://www.sbc.org.br/):
- Aba "Eventos", Janela (à esquerda), "Arquivos"
- Item "Template para publicação de artigos"
Todos os artigos devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF), .doc, .docx e deverão ser submetidos em português.
Avaliação
Os artigos serão julgados por um comitê formado por pesquisadores e professores de Informática de diferentes instituições de ensino, considerando diferentes fatores de julgamento.
Premiação
O evento irá premiar os melhores artigos.
Comitês
Coordenação Geral do Evento:
Prof. Esp. Manoel Limeira de Lima Júnior (UFAC)
Coordenação de Trabalhos Técnicos:
Prof.ª MSc Catarina Costa (UFAC)
Membros do Comitê de Programa:
Prof.ª MSc Catarina Costa (UFAC)
Prof.ª MSc Claudia Souza (UFPA/CESUPA)
Prof. MSc Ítalo Campos (FAMETA/UFAC)
Prof.ª MSc Laura Sarkis (UFAC)
Prof. MSc Rodrigo Rocha (UFRPE)
Prof. MSc Tiago Lins Falcão (IFPE)
Coordenação e Membros do Comitê de Palestras
Coordenação e Membros do Comitê de Minicursos
Equipe de Apoio (Alunos)
Aluno Marcos Wanderson (UFAC)