Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > I Simpósio Acreano de Sistemas de Informação (SASI 2011)
conteúdo

I Simpósio Acreano de Sistemas de Informação (SASI 2011)

por italo publicado 15/07/2011 16h00, última modificação 13/08/2011 16h11
12 a 17 de setembro de 2011 - www.sasi2011.com.br

Site do Evento: www.sasi2011.com.br

Datas Importantes

 

Prazo de submissão de artigos: 12 de agosto de 2011.

Notificação aos autores: 05 de setembro de 2011.

Entrega da versão final: 09 de setembro de 2011.

 

Apresentação


O I Simpósio Acreano de Sistemas de Informação tem como objetivo reunir pesquisadores, empresários, profissionais, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas a Sistemas de Informação e Informática de forma geral, em um evento de divulgação e troca de experiências, promovendo a integração Universidades, Governo e Empresas.

A primeira edição do evento no estado visa promover o debate em novas tendências em Sistemas de Informação e inserir a comunidade interessada num contexto nacional de debates sobre a área, e principalmente, incentivar a pesquisa com apresentação de artigos. Além disso, o evento conta com uma vasta programação que inclui:

  • Apresentação de palestrantes convidados
  • Apresentação de artigos selecionados
  • Minicursos em diversos temas relevantes
  • Debates sobre assuntos de interesse da comunidade especializada
  • Encontro de Twitteiros Culturais (ETC)

 

Submissão de Artigos


O Simpósio Acreano de Sistemas de Informação (SASI) é uma iniciativa pioneira dos professores e alunos de computação no Acre. A iniciativa tem o intuito de inserir os alunos, professores e profissionais do estado num contexto nacional de debates sobre sistemas de informação. O evento é realizado pela Universidade Federal do Acre e FAMETA.

Um dos principais objetivos do Simpósio é incentivar a pesquisa científica, no que concerne a Sistemas de Informação e áreas afins. Pesquisas em Sistemas de Informação combinam aspectos multidisciplinares, como, computação, matemática, ciência da informação, administração e gestão, comportamento organizacional, entre outros, e o intuito do evento é agregar todos esses aspectos, e assim promover debates em busca de novas soluções para os desafios atuais que a área e principalmente os profissionais enfrentam.

Temas de interesse

 

Os temas de interesse incluem os seguintes tópicos relacionados a Sistemas de Informação, sem, no entanto, se limitar a eles:

  • Fundamentos de Sistemas de Informação
  • Inteligência Artificial
  • Engenharia de Software
  • Bando de Dados
  • Rede de Computadores
  • Gerência de Projetos
  • Algoritmos e Linguagem de Programação
  • Qualidade de Software
  • Gestão de Processos de Negócio
  • E-Business, E-Commerce e E-Government
  • Enterprise Information Systems, Enterprise Resource Planning
  • Sistemas de apoio à decisão
  • Simulação de sistemas em organizações
  • Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
  • Segurança e governança em Sistemas de Informação
  • Estudos de caso de aplicação de Sistemas de Informação em diferentes domínios/áreas de conhecimento
  • Planejamento estratégico de Sistemas e Tecnologia da Informação
  • Questões organizacionais, gerenciais e estratégicas de Sistemas de Informação;
  • Arquitetura Organizacional de Tecnologia da Informação
  • Representação de informações de negócio e gerência de dados e metadados nas organizações;
  • Data Warehousing e OLAP
  • Metodologias e abordagens para engenharia de Sistemas de Informação
  • Integração de aplicações corporativas
  • Arquiteturas distribuídas, móveis e abertas
  • Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA)
  • Arquiteturas direcionadas a modelos (MDA)
  • Arquiteturas baseadas em agentes
  • Sistemas de Informação baseados na Internet ou na Intranet, Web 2.0 ou Web Semântica
  • Infraestrutura de Sistemas de Informação
  • Aspectos sociais e humanos em Sistemas de Informação;
  • Gestão de segurança na Informação
  • Tecnologia da Informação no Governo Federal

 

Submissão de Artigo

 

Os artigos submetidos devem ter entre 5 e 8 páginas, incluindo todas as figuras, referências e apêndices. Os artigos submetidos serão revisados por pelo menos dois avaliadores, no que se refere a: originalidade, relevância, consistência técnica e clareza e apresentação.

Deve ser utilizado o formato definido pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação (http://www.sbc.org.br/):

- Aba "Eventos", Janela (à esquerda), "Arquivos"

- Item "Template para publicação de artigos"

Todos os artigos devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF), .doc, .docx e deverão ser submetidos em português.

 

 

Avaliação

 

Os artigos serão julgados por um comitê formado por pesquisadores e professores de Informática de diferentes instituições de ensino, considerando diferentes fatores de julgamento.

 

Premiação

 

O evento irá premiar os melhores artigos.

Comitês

 

Coordenação Geral do Evento:

Prof. Esp. Manoel Limeira de Lima Júnior (UFAC)

Coordenação de Trabalhos Técnicos:

Prof.ª MSc Catarina Costa (UFAC)

 

Membros do Comitê de Programa:

Prof.ª MSc Catarina Costa (UFAC)
Prof.ª MSc Claudia Souza (UFPA/CESUPA)
Prof. MSc Ítalo Campos (FAMETA/UFAC)
Prof.ª MSc Laura Sarkis (UFAC)
Prof. MSc Rodrigo Rocha (UFRPE)
Prof. MSc Tiago Lins Falcão (IFPE)

 

Coordenação e Membros do Comitê de Palestras

Prof. Esp. Manoel Limeira de Lima Júnior (UFAC)
Aluno Fenélon Sampaio (UFAC)
Aluno Albert França (UFAC)
Aluno Heverton de Melo (UFAC)

 

Coordenação e Membros do Comitê de Minicursos

Prof. Esp. Manoel Limeira de Lima Júnior (UFAC)
Prof. MSc André Nasserala (UFAC)
Prof. MSc Ítalo Campos (FAMETA/UFAC)

Equipe de Apoio (Alunos)

Aluno Jefferson Mendonça (UFAC)
Aluno Fenélon Sampaio (UFAC)
Aluno Albert França (UFAC)
Aluno Johanne Jorge (UFAC)
Aluno Heverton de Melo (UFAC)
Aluno Vinícius Machado (UFAC)
Aluno Leandro Pontes (UFAC)
Aluno Jonas Pontes (UFAC)

Aluno Marcos Wanderson (UFAC)