Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > III Festival de Cultura da Diversidade MixBrasil/Acre, de 28 de agosto a 1° setembro
conteúdo

III Festival de Cultura da Diversidade MixBrasil/Acre, de 28 de agosto a 1° setembro

por Ascom02 publicado 27/08/2013 15h32, última modificação 27/08/2013 15h32
O maior evento cultural dirigido com foco na diversidade vai reunir cinema, teatro e música.

Começa nesta quarta-feira no Acre o maior evento cultural dirigido ao público LGBT da América Latina e um dos principais do mundo. O Festival MixBrasil envolve cinema, teatro e música. A programação se estende até 1 de setembro e recebe o patrocínio da Unimed, governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A abertura do evento (28) acontecerá às 19 horas, no Cine Teatro Recreio e será marcada por uma performance artística. Em seguida, às 20 horas, acontecerá a apresentação do filme “Tudo que Deus Criou”, dirigido por André da Costa Pinto e que tem no elenco a atriz Letícia Spiller e o ator Paulo Vespúcio.

Paulo Vespúcio, que estará presente durante todo o evento, tem uma premiada trajetória no cinema,televisão e teatro. Recentemente dirigiu o filme “O casamento de Gorette”, com Leticia Spiller, interpretando uma drag queen e com Rodrigo Sant’anna ( a Valéria do programa Zorra Total), que dá vida ao personagem acreano Gorette é Show, criado pelo radialista David Medeiros.

O Mix Brasil contribui com o rompimento de preconceitos, revelando com naturalidade o “outro”, fugindo assim da visão deturpada e dos clichês que assolam o universo LGBT. O Festival, que existe há 20 anos, foi protagonista no amadurecimento do movimento e na formação de um olhar humanístico e global em relação à ele. Também fortaleceu o crescimento e consolidação das Paradas do Orgulho LGBT em todo o Brasil, inclusive no Acre - que no ano de 2012 chegou à marca de quase 90 mil participantes - além do crescimento de grupos e entidades de gênero e do reconhecimento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da união homoafetiva.

O MixBrasil e Acre Solidário somam forças na arrecadação de produtos de limpeza e higiene pessoal durante todos os dias do evento, com caixa de coleta no Hall do Cine Recreio, em prol da Casa Lar Ester, um abrigo que funciona há mais de 12 anos, ligado à Organização Não-Governamental Jovens com uma Missão (Jocum) e que recebe menores vítimas de abuso sexual.

MixTeatro

A III edição do Festival MixBrasil no Acre acompanha as novas diretrizes do projeto nacional, incorporando em sua programação, além dos filmes, outras atividades, como a performance com artistas locais e duas peças de teatro.

O premiado monólogo “Dama da Noite”, que irá acontecer na sexta feira, 30, na Usina de Arte, é um dos textos mais importantes do escritor Caio Fernando Abreu. A montagem paulista vem recebendo elogios de crítica e público por onde passa e conta as angústias de um personagem que não se sente inserido no mundo que vê e vive. A peça também foi incorporada na programação do Fetac em Cena e os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Café do Theatro ou no Cine Recreio durante a programação do festival.

A outra peça que faz parte da programação é “As Criadas”, do Grupo de Investigação Teoria-Prática em Teatro (GIPT), do Curso de Artes Cênicas: Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC), coordenado pelo professor Dr. Micael Côrtes. Um exercício de criação-investigação “As Criadas”, publicado no ano de 1947, do dramaturgo Jean Genet, que narra a história de duas irmãs, Claire e Solange, que ‘planejam o assassinato’ da Madame. Nessa perspectiva, tomam esse ‘planejamento’ como ponto de partida tanto para uma investigação a partir dos estudos, das experimentações e do treinamento (Corpo/Voz) quanto para o processo de criação da escritura cênica.

A peça tem ingressos limitados, somente 30 lugares e acontecerá no porão da Tentamen, na quinta feira, 26, á meia noite. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

FestaMix

“Só misturando pra ver no que vai dar!”

Celebrando o cinema, o teatro, a arte e a Diversidade. Festa do Festival de Cultura da Diversidade Sexual MixBrasil e do Fetac em Cena!

A atração especial da Festa Mix é o  DJ oficial da Liga Mundial de Vôlei Masculino, o premiado DJ MaM. O multifacetado produtor/compositor é um dos maiores nomes da cena nacional e recebeu o Prêmio Noite Rio 2012 de Melhor DJ de MPB /Regional. Tocou e cantou para cerca de dois milhões e trezentas mil pessoas no Palco Principal do Réveillon de Copacabana no Rio de Janeiro – o público recorde da festa.

Fazem parte do seu repertório antropofágico - ijexá, funk carioca, carimbó, tecnobrega, baião, coco, xote e samba de roda -, que se misturam aos beats globais do afrobeat, disco, reggae, dancehall, moombahton, dubstep, reggae e rock.

A prata da casa fica por conta da Banda Groove Brasil, destaque da noite acreana, que vai abrir a noite e os Djs Cau Bartholo e Marco Brozzo, animando a pista.

Um Mix de Diversidades rítmicas e de sonoridades. Imperdível!

Ingressos: R$ 30,00

Meia: 15,00

Antecipado: R$20,00 – á venda no Hall do Cine Recreio e no Café do Theatro durante a programação do FeTac em Cena e do MIxBrasil-Acre

Sábado, 31 de agosto, a partir das 22h

Local: Parque das Acácias, Estrada da Floresta, entre os motéis e o Via Verde Shopping

MixPalestra :

Comunicação e Diversidade – Um olhar contemporâneo

Palestrante: André Fisher

Voltada para profissionais de comunicação, estudantes, artistas e jornalistas, a palestra vai traçar o cenário contemporâneo no que diz respeito a diversidade. André fisher é o Fundador e Diretor do Festival MiX Brasil de Cinema da Diversidade Sexual (desde 1993), Editor das revistas Junior (desde 2007) e H (desde 2012), criador e Editor do portal do MiX Brasil(desde 1994), apresentador do programa Cine MixBrasil no Canal Brasil (Globosat, desde 2007), Âncora do programa CBN MixBrasil (desde 2011). 5 livros publicados, Programador do Festival de Curtas de São Paulo, Curador de mostras em 32 Festivais de Cinema no exterior. Colunista do MTV Notícias (2009-2011) e da Folha de S.Paulo (1996-2006), colaborador de várias revistas no Brasil e no exterior.

Sexta-feira, 30 de agosto

15h

Local: Anfiteatro da Ufac