Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Inep lança edital para compor o Banco Nacional de Itens do Enade

Inep lança edital para compor o Banco Nacional de Itens do Enade

por Ascom-01 publicado 20/05/2013 07h00, última modificação 20/05/2013 07h40
Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP convida os interessados em compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (CERES), do Banco Nacional de Itens (BNI), para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2013 (ENADE 2013). A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao, até o dia 31/05/2013.

Nos termos do item 3.2 do Edital no 1/2013 – INEP/MEC, poderão se cadastrar professores de instituições de educação superior (IES) no curso de graduação da área escolhida. É imprescindível a leitura detalhada do Edital no 1/2013 – INEP/MEC para a inscrição adequada no CERES/BNI. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato por meio do endereço eletrônico: bnienade@inep.gov.br.

Na fase de inscrição, serão exigidos os seguintes documentos: Termo de Conhecimento, Compromisso e Sigilo e Termo de Responsabilidade (disponíveis para download na página de inscrição), diploma de graduação, diploma de pós-graduação (se for o caso) e comprovante de vínculo com IES (também disponível para download na página de inscrição).

Enade 2013

Nesta edição, o Exame Nacional de Estudantes avaliará os formandos de cursos superiores em 16 áreas do conhecimento: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.

A previsão é de que o Exame seja realizado em novembro. Além das questões específicas a cada área do conhecimento, haverá ainda avaliação da formação geral dos inscritos. Ao todo, a prova, com quatro horas de duração, terá 40 itens, sendo 30 dos componentes específicos (3 discursivas e 27 de múltipla escolha) e 10 de Formação Geral (2 discursivas e 8 de múltipla escolha).

O Enade é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e tem como objetivo geral medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, além das habilidades e competências para a atualização permanente e dos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e outras áreas do conhecimento.

(Fonte: Assessoria UFLA)