Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Iniciação científica é discutida em seminário na Ufac

Iniciação científica é discutida em seminário na Ufac

por Ascom-01 publicado 27/10/2014 17h25, última modificação 27/10/2014 17h25
23º Seminário de Iniciação Científica incentiva ciência e busca novos talentos da universidade para fazer parte da pesquisa

O 23º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Acre (Ufac) teve início nesta segunda-feira, 27, no Teatro Universitário. O evento segue até a próxima quarta-feira, 29, e serve como incentivo para o aumento da produção inicial de pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento.

Este ano, serão apresentados 170 pôsteres dos trabalhos, além de palestras sobre temas afins. A ideia é divulgar e incentivar o desenvolvimento de pesquisas com a incorporação de novos docentes, discentes e pesquisadores, abrindo espaço para a apresentação e divulgação de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), monografias, artigos científicos, dissertações e teses.

Durante a solenidade de abertura, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Aline Nicole, parabenizou a plateia formada prioritariamente por estudantes e professores pesquisadores. Em nome do reitor Minoru Kinpara e da vice-reitora Guida Aquino, a quem representava na ocasião, ela destacou o investimento e o incentivo que a universidade vem dando à pesquisa.

“É graças a vocês que, ano após ano, podemos ver realizado um evento como esse. E é com enorme satisfação que eu faço saber que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação concede, atualmente, 341 bolsas de iniciação científica, sendo 230 delas do Pibic/Ufac”, disse Aline. “Nosso desafio é continuar propiciando o incentivo em pesquisa entre nossos professores e estudantes.”

A diretora de pesquisa, professora Cristiane de Oliveira Cardoso, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, falou sobre as qualidades que o pesquisador deve nutrir. Para ela, a pesquisa exige paciência, dedicação, conhecimento e entusiasmo, o que é recompensado através de uma realização íntima.  O coordenador de Iniciação Científica, professor Miguel Junior Sordi Bortolini, falou do destaque que a iniciação científica propicia na qualificação pessoal e profissional do estudante.

“A experiência com a pesquisa faz o estudante se destacar não só pelo currículo, mas pelo crescimento e amadurecimento individual. As empresas já observaram essa diferenciação. Então, se você não quer fazer pesquisa apenas pela ciência, faça também pelo salário que, comprovadamente, acaba sendo superior”, aconselhou aos jovens pesquisadores.

Após a solenidade de abertura, o seminário teve início com a palestra “Os desafios da iniciação científica no século 21”, do professor doutor José Roberto Mineo, da Universidade Federal de Uberlândia.

Confira a programação completa do seminário aqui.

Postado em: 27/10/2014