Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac investe R$ 7,2 milhões em laboratórios e na compra de equipamentos

Ufac investe R$ 7,2 milhões em laboratórios e na compra de equipamentos

por Ascom02 publicado 01/08/2014 15h10, última modificação 01/08/2014 16h11

Com a finalidade de estimular o desenvolvimento da pesquisa científica, a Universidade Federal do Acre (Ufac) tem investido, gradativamente, na implantação e recuperação de laboratórios para o atendimento a estudantes de todas as áreas do conhecimento. Atualmente, estão em fase de andamento, na Diretoria de Material e Patrimônio (DMAP) da instituição, 22 processos de licitação para aquisição de equipamentos laboratoriais. No total, mais de R$ 7,2 milhões estão sendo investidos nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Segundo o diretor de material da instituição, Luciano Ferreira, a previsão é que, até o fim deste ano, todos os recursos tenham sido devidamente executados. “Parte do recurso liberado para os laboratórios provém de emendas constitucionais e como há prazo mais curto para execução dessa verba, ela tem prioridade de execução”, disse. Cerca de R$ 1,8 milhão está incluso nessa categoria. O valor é distribuído entre os cursos de Medicina e Engenharia Florestal.

Outra novidade, segundo Ferreira, é o envio de planilhas a cada um dos centros da universidade para o mapeio das necessidades dos acadêmicos, no que diz respeito a equipamentos e infraestrutura. A ideia, que surgiu a partir da formação de uma comissão montada exclusivamente para tratar das demandas dos laboratórios da Ufac, é que se possa conhecer a fundo as demandas específicas de cada Centro Acadêmico.

“Até o momento, dois centros nos reenviaram as planilhas com os dados, mas só daremos seguimento quando estivermos com todas [as planilhas] em mãos. As ações de compras vão envolver todos os centros; não podemos deixar nenhum deles de fora”, explicou Ferreira, que garantiu: “Terminado o trabalho de levantamento e triagem, serão confeccionados os novos processos de aquisição de compras de material laboratorial.”

Postado em: 1/8/2014