Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Juventude acriana é objeto de tese na Europa

Juventude acriana é objeto de tese na Europa

por Ascom-01 publicado 20/11/2013 11h15, última modificação 21/11/2013 12h40

A professora Lucicleia Barreto Queiroz, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), acaba de conquistar o título de doutora em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto. A título de conclusão, Lucicleia defendeu a tese “Juventude, Lazer, Políticas Públicas e Participação: explorando os limites e potencialidades da participação dos jovens na política pública em nível estadual e municipal — um estudo no Estado do Acre, Brasil”.

De acordo com a professora, que foi orientada no trabalho pela doutora Isabel Menezes, o que ela pretendeu, ao enveredar pelo tema proposto, foi “explorar se e como as oportunidades de participação que as políticas públicas do Brasil para a juventude parecem estimular são, de fato, considerando a experiência acriana, percebidas e vividas pelos diferentes grupos envolvidos no processo, principalmente no que diz respeito aos jovens”.

No fim das contas, explica a agora doutora Lucicleia Barreto Queiroz, o que os resultados apontaram foi que, “tanto no Brasil como em vários outros países, as políticas não estão à altura das expectativas, sendo necessário um trabalho mais sistemático para garantir que a participação da juventude nas políticas seja, de fato, uma relevante experiência de cidadania”.

Exemplares da tese da professora Lucicleia podem ser encontrados na Biblioteca Central da Ufac.

Postado em: 20/11/2013