Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Livro “Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Acre” será lançado nessa quinta-feira
conteúdo

Livro “Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Acre” será lançado nessa quinta-feira

por admin publicado 27/06/2012 14h31, última modificação 27/06/2012 14h31

Será lançado nessa quinta-feira dia, 28 de junho, às 20:00 horas no Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul,  o  Livro “Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Acre” de autoria do Prof. Paulo Sérgio Bernarde da UFAC, Campus Floresta. Além da sessão de autógrafos, o autor irá ministrar uma palestra sobre a Importância da Biodiversidade, quando falará da importância de alguns animais para a humanidade e de se estudar e proteger a fauna.

No Acre ocorrem aproximadamente 800 casos de acidentes ofídicos (picada de cobra) por ano e nem sempre as vítimas conhecem as condutas de primeiros socorros e também de prevenção. O livro trata destes aspectos e apresenta a diversidade de espécies de cobras da região, dando também uma orientação para os profissionais da Saúde de como lidar com as vítimas e em especial no reconhecimento da serpente causadora do envenenamento tanto pela morfologia da cobra como pelos sintomas apresentados pelo acidentado. O livro é indicado para os profissionais da área de Saúde (Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos-Bioquímicos, Biomédicos), Biólogos, Agrônomos, Engenheiros Florestais, Veterinários, Zootecnistas, Militares, Ribeirinhos, Indígenas, Pescadores e todos aqueles que estão mais expostos a um acidente ofídico nos campos e florestas.

Sobre o Livro:

“No Brasil ocorrem aproximadamente 28 mil casos de acidentes ofídicos por ano, uma grande incidência destes ocorre na Amazônia, representando a segunda maior taxa de letalidade (0,45%) do país. Na Amazônia muitas vezes as vítimas estão distantes do atendimento médico nos hospitais além de existir por parte dos profissionais de saúde certa dificuldade no reconhecimento da espécie de serpente causadora, fatores estes que, associados a crendices populares, podem agravar o quadro da vítima e contribuírem para o surgimento de complicações e sequelas. O objetivo deste livro é apresentar informações sobre as serpentes e os acidentes ofídicos, em especial sobre as espécies peçonhentas do Acre, procurando mostrar a diversidade de formas e as características destes animais em relação à história natural e também aos envenenamentos (ação do veneno, sintomas nas vítimas, primeiros socorros e prevenção).”

"Referência: Bernarde, P. S. 2012. Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Acre. Editora Anolis Books, Curitiba, 112p.

Capítulos:

Apresentação.

1. Biologia e características das serpentes.
2. Classificação e diversidade de serpentes.
3. Reconhecimento das serpentes peçonhentas.
4. A Surucucu ou Jararaca (Bothrops atrox).
5. A Jararaca-vermelha ou Jararaca (Bothrops brazili).
6. A Papagaia ou Jararaca-verde (Bothriopsis bilineata).
7. A Jararaca-cinzenta (Bothriopsis taeniata).
8. A Jararaca-nariguda (Bothrocophias hyoprora).
9. A Pico-de-jaca ou Surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta).
10. As Corais-verdadeiras (Micrurus spp. e Leptomicrurus sp.).
11. Tipos de envenenamentos e tratamento.
12. Primeiros socorros e prevenção.
13. Epidemiologia dos acidentes ofídicos.
14. Algumas serpentes não peçonhentas do Acre.
15. Lendas sobre as serpentes.

Referências bibliográficas.
Índice remissivo.

Valor: 45,00 Reais. Pode ser adquirido com o autor pelo e-mail SnakeBernarde@hotmail.com ou telefone: (68) 9947 – 2707.