Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Livro discute aspectos históricos da sociedade civil

Livro discute aspectos históricos da sociedade civil

por Ascom-01 publicado 22/08/2013 14h34, última modificação 22/08/2013 14h34

Organizado pelas professoras Dilma Andrade de Paula e Sônia Regina de Mendonça, ambas militantes do Núcleo de Pesquisa Estado e Poder no Brasil (Nupep), sob o selo Paco Editorial, o livro foi lançado no primeiro semestre deste ano e já se encontra à venda na Editora da Ufac (Edufac). Intitula-se “Sociedade Civil: Ensaios Históricos” e é composto por 13 ensaios escritos por professores de várias universidades brasileiras.

Todos os textos foram, originalmente, apresentados em mesas-redondas realizadas durante o 7º Simpósio Nacional Estado e Poder: Sociedade Civil, que aconteceu na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período de 20 a 22 de agosto de 2012. Em todas as temáticas, explicam as organizadoras da obra, uma busca por um diagnóstico das lutas sociais e das realidades temporais dos respectivos agentes.

Do ponto de vista coletivo, a “coletânea elege o conceito de sociedade civil como seu ponto axial, visando criticar um processo que se tem aprofundado no Brasil, desde os anos de 1990, destinado a identificá-lo e confundi-lo com o assim chamado ‘terceiro setor’, situado entre o público e o privado, ou entre Estado e mercado, vulgarizado como o lado bom da sociedade”, explicam as organizadoras do livro.

Entre os autores de “Sociedade Civil: Ensaios Históricos”, está o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Elder Andrade de Paula, pós-doutor em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), cujo texto (páginas 101 a 114) se intitula “Entre Selvas: Capitalismo Verde, Hegemonia e Contra-Hegemonia”.

Postado em: 22/8/2013