Livros da Biblioteca da Ufac são danificados por usuários
No primeiro semestre deste ano, a Universidade Federal do Acre (Ufac) investiu mais de R$ 309 mil na aquisição de novas obras para a Biblioteca Central. O prédio, que atualmente passa por uma reforma, conta com um acervo de mais de 150 mil exemplares, distribuídos em cerca de 40 mil títulos, entre livros, trabalhos acadêmicos, folhetos e periódicos.
Na manhã desta segunda-feira, 22, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, recebeu a visita do diretor geral da Biblioteca Central, Marcelino Monteiro, e do servidor Agostinho de Souza. Eles trouxeram várias obras que foram danificadas pelos usuários da biblioteca.
As obras ficam disponíveis para empréstimo e consulta de alunos e da comunidade acadêmica em geral. Entretanto, falta zelo com o material emprestado. Vários livros têm retornado à universidade com páginas rasgadas, riscadas e, praticamente, inviabilizados para uso. São livros caros, que foram adquiridos conforme solicitação das coordenações dos cursos.
O reitor explicou que práticas como essas não serão aceitas. “Caso isso continue a acontecer, a universidade tomará providências e os responsáveis serão punidos”, declarou.