Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mais da metade da população brasileira está acima do peso

Mais da metade da população brasileira está acima do peso

por Ascom-01 publicado 08/10/2015 12h41, última modificação 08/10/2015 12h41
Obesidade está relacionada ao aparecimento de doenças como hipertensão, diabetes e pressão alta. Professor da Ufac explica que aliar atividade física com alimentação saudável reduz os depósitos de gordura e o peso corporal

Pesquisa recentemente publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que no Brasil 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25. Além disso, 20,8% das pessoas são classificadas como obesas por terem IMC igual ou maior que 30.

Mas do que um problema de aparência, a obesidade é um fator de risco importante para o aparecimento de doenças como hipertensão, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. O problema agrava-se ainda mais devido ao sedentarismo que é o principal vilão contra a obesidade. Contudo, a realização de atividade física pode ajudar na luta contra o aumento de peso, como explica o professor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre (Ufac), Miguel Bortolini. “Quando nos movimentamos aumentamos a capacidade de energia que o cérebro produz e diminuímos as taxas de morbidade e mortalidade em 14 %”, explica o pesquisador.

Dentro da comunidade estudantil, a rotina agitada torna-se um obstáculo a ser vencido a fim de ter uma boa alimentação e uma vida saudável. Este é o caso da aluna do 8° período de Letras/ Espanhol, Ana Paula Costa Evaristo. Ela conta que almoça todo dia no restaurante universitário e que isso a ajuda a ter uma refeição adequada no horário do almoço, pois o cardápio é sempre balanceado. “Devido à correria do dia a dia acabo me alimentando fora de hora e comendo bobagens. Também não gosto muito de certas saladas. Eu tento comer pelo menos de três em três horas uma barrinha de cereal ou uma fruta. Também faço caminhada dentro do campus”, conta a estudante.

O professor Miguel Bortolini explica que os exercícios aeróbicos como corrida, natação e caminhada ajudam na utilização de lipídios como fonte de energia, reduzindo os depósitos de gordura e o peso corporal.  Atividades anaeróbicas como a musculação, que exigem força e resistência muscular, aliado a restrições alimentares contribuem para a redução da gordura corporal.

Além da prática de exercícios físicos, a mudança dos hábitos alimentares e a reeducação alimentar são consideradas imprescindíveis para perda de peso. Alimentos com cores fortes, como tomate, goiaba, romã, cenoura, abóbora, manga, açaí, berinjela, uva, folhas verdes, legumes e brócolis são ricos em antioxidantes e podem se tornar heróis da resistência e longevidade, além de trazer benefícios para saúde.

Postado em: 8/10/2015