Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mais de 50 mil candidatos já se inscreveram para os cursos da Ufac

Mais de 50 mil candidatos já se inscreveram para os cursos da Ufac

por Ascom-01 publicado 10/01/2013 16h11, última modificação 10/01/2013 16h11

Segundo informações divulgadas, hoje à tarde, 10, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o número de inscritos para os 41 cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac) totalizam 50.647. Os cursos mais procurados até o momento são medicina, com 9.742 inscritos; direito (2.782); engenharia florestal (1.176) e letras/espanhol, com 971 inscritos. A Ufac disponibiliza 2.010 vagas para os candidatos.

As inscrições do Sisu 2013 prosseguem nesta sexta-feira. O sistema selecionará, neste primeiro semestre, mais de 129 mil estudantes para ingresso em universidades federais, institutos de educação federal e demais estabelecimentos de ensino participantes em todo o país. São 101 instituições que oferecem vagas através do Sisu nesta edição.

Da mesma forma que o número de vagas do Sisu 2013 cresceu em relação ao primeiro semestre de 2012, o número de estudantes que se inscreveram nos dois primeiros dias em que o sistema esteve aberto também aumentou. Foram aproximadamente 1,2 milhões de inscritos e quase 2,4 milhões de opções de vagas, já que cada estudante pode escolher até duas opções de curso.

Houve, no início da madrugada de quarta-feira, a primeira atualização das notas de corte no Sisu, que indicam a nota mais baixa selecionada dentro das vagas até o fim do dia anterior. As atualizações acontecerão mais duas vezes, a partir das 2h do dia 10 e do dia 11 de janeiro, último dia de inscrições.

Consultando as notas de corte dos cursos, o estudante terá uma base para saber se sua nota será suficiente para se classificar dentro do número de vagas oferecidas.

Os estudantes poderão efetuar inscrição exclusivamente no site oficial do Sisu até as 23h59 do dia 11 de janeiro, próxima sexta-feira, devendo ser observado o horário oficial de Brasília.

Para poder se inscrever e concorrer às 129.319 vagas disponíveis no sistema, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012) e obtido nota maior do que zero em sua redação.

O cronograma oficial do Sisu 2013 do primeiro semestre prevê que já na próxima segunda-feira, 14, será realizada a primeira chamada. Os estudantes selecionados deverão entrar em contato com as instituições para efetuar matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro.

No dia 28 de janeiro acontecerá a segunda chamada, devendo o estudante selecionado efetuar matrícula nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro os estudantes que não tenham sido selecionados em suas primeiras opções de curso nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, mais uma vez no site oficial do Sisu, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.

A lista de espera do Sisu 2013 será divulgada e disponibilizada para as instituições participantes, que realizarão suas próprias convocações a partir do dia 18 de fevereiro.

Confira cronograma do Sisu

• 07/01 a 11/01 — Período de inscrições
  • 14/01 — Resultado da 1ª chamada
  • 18/01 a 22/01 — Matrícula da 1ª chamada