Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Medicina da Ufac contará com 80 vagas para 2014
conteúdo

Medicina da Ufac contará com 80 vagas para 2014

por Ascom-01 publicado 14/05/2013 16h25, última modificação 14/05/2013 16h25
Plano de expansão do MEC prevê graduação em Medicina da Ufac com o dobro de vagas, além de mais 27 docentes da área

O curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) contará com mais 40 vagas para o ano de 2014. Duas turmas de graduação serão formadas de um total de 80 vagas disponibilizadas: uma terá início no primeiro semestre e outra, no segundo. A iniciativa integra um plano de expansão do ensino médico do Ministério da Educação (MEC).

As vagas de Medicina são as mais disputadas da Ufac, via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de um total de 2.140 ofertadas aos candidatos em todos os cursos. Segundo a pró-reitora de Graduação, Socorro Neri, o MEC realizou uma pesquisa para verificar a demanda de profissionais médicos em regiões do país. “Conforme o seu plano de expansão, o MEC fez um levantamento para detectar áreas com déficit de médicos e o Acre foi contemplado”, disse.

Socorro informou ainda que as 80 vagas estão autorizadas desde 2002, mas que só havia possibilidade para preenchimento de 40 nesses anos iniciais. Para viabilizar essa expansão do curso, há um plano de investimento orçado em R$ 10 milhões, para incremento de infraestrutura e contratação de professores e servidores. Dessa quantia, cerca de R$ 4 milhões já estão disponíveis no plano de gestão da Ufac.

A expansão prevê a contratação de 27 professores para a graduação em Medicina, dos quais seis estão em processo de contratação, por meio de concurso público realizado recentemente. Além de oito servidores técnico-administrativos, cujas vagas serão disponibilizadas em concurso público ainda a ser providenciado.