Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Medicina tropical é tematizada na programação da 66ª SBPC
conteúdo

Medicina tropical é tematizada na programação da 66ª SBPC

por Ascom02 publicado 26/07/2014 19h37, última modificação 26/07/2014 19h37

Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, professora de pós-graduação do Programa de História das Ciências e da Saúde e vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima reuniu médicos, enfermeiros e demais interessados em saúde, na sala ambiente do curso de medicina, para falar sobre a “História da Medicina Tropical na Amazônia”. A conferência fez parte da programação da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A palestrante começou o discurso fazendo referência a diferentes autores que ao longo dos tempos se debruçaram sobre a Amazônia e contribuíram para a formação de um conceito que, em maior ou menor grau, permanece no imaginário das pessoas. “É importante destacar o papel que os livros têm mesmo para quem não lê. A partir dos livros temos a circulação de ideias e isso é fundamental”, disse Nísia, que, para apresentação, utilizou parte da coleção Brasiliana que contempla livros como “O Selvagem” (José Vieira de Magalhães), “O Vale do Amazonas” (Aureliano Cândido Tavares Bastos), “Viagem pelo Amazonas e Rio Negro” (Alfred Russel Wallace), e “A Conquista do Deserto Ocidental: subsídios para a história do Território do Acre” (João Craveiro Costa), todos com temática local.

“Em todos se observa a Amazônia sendo retratada como um ambiente hostil à presença humana. Doenças, principalmente a malária, permeiam os enredos com frequência, reforçando uma visão sobre a Amazônia que, em parte, permanece ainda hoje”, afirmou a pesquisadora. Nísia também fez questão de frisar o conceito de medicina tropical, aquela ligada a enfermidades que ocorrem basicamente em regiões tropicais e sub-tropicais. “Trata-se de um conceito mais adequado que preciso”,  informou a pesquisadora.

A solenidade de encerramento da programação da 66ª SBPC será neste domingo, 27,às 16h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). Essa foi a primeira vez que a instituição sediou o maior evento científico do país.

Postado em: 26/7/2014