Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Medicina Veterinária forma 2ª turma

Medicina Veterinária forma 2ª turma

por Ascom-01 publicado 23/10/2015 15h17, última modificação 23/10/2015 15h17
Cerimônia de colação de grau foi realizada na noite dessa 5ª-feira, 22

Onze formandos receberam, na noite de ontem, 22, a outorga de bacharéis em medicina veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac). A solenidade foi realizada no Teatro Universitário e reuniu familiares, amigos e professores dos novos profissionais.  Essa é a segunda turma formada pela instituição. A primeira colou grau em novembro do ano passado.

O paraninfo da turma foi o professor Fernando Andrade e o patrono o pecuarista Edilberto de Moraes, o Betão. Ainda compuseram a mesa de honra o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, representando o reitor Minoru Kinpara, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), Carlos Eduardo Garção, e o professor homenageado com o nome da turma, Yuri de Carvalho.

“Isso aqui é só um começo. A partir de agora, vocês terão um papel fundamental na sociedade e é por isso que eu já deixo aqui o convite para que não nos deixem. Voltem. Ocupem a academia, gerem ciência, produzam inovação. A Medicina Veterinária já possui um mestrado e decerto o doutorado não demora. Parabéns a todos pela conquista de hoje e vamos em frente”, destacou Josimar Batista em seu discurso.

O curso de Medicina Veterinária da Ufac foi criado em agosto de 2009, como oportunidade para a ampliação de estudos e criação de tecnologias capazes de diversificar, desenvolver e ampliar o potencial de produção de proteína de origem animal na região, tanto pela melhoria da produção pecuária baseada na criação de animais domésticos, como pela adoção de tecnologias já existentes ou resultantes das investigações locais na criação de animais silvestres em cativeiro no meio rural ou em sistemas desenvolvidos no próprio ambiente florestal. No ano passado, o curso recebeu o conceito máximo de avaliação do Ministério da Educação (MEC), considerando as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Vitória

Acompanhada pela família, a formanda Giglida Oliveira de Lima, 26, aguardava ansiosa o momento do juramento. “Essa noite marca a realização de um grande sonho que é meu, mas também do meu pai, que sempre sonhou em ter uma filha médica”, disse. Ela também ofereceu o diploma conquistado para a pequena Flávia, de 9 meses. “Ela é a mais nova médica veterinária. Esteve comigo em toda essa reta final.”

Outra filha homenageada foi Isabela Morselli, 13. A ela, coube a função de acompanhar o pai, Rodrigo Morselli, no momento de recebimento do diploma. “Ele já é formado em Direito, mas sempre sonhou com Medicina Veterinária. Estou muito orgulhosa e não sei bem o porquê, mas não consigo parar de chorar. Estou muito feliz”, afirmou a menina.

O discurso oficial de agradecimento da turma ficou sob responsabilidade da formanda Gleice Kelly Carvalho. Muito emocionada, ela lembrou os primeiros dias de contato da turma, destacou a união do grupo e ratificou um compromisso: “A partir de hoje temos a obrigação de repassar adiante tudo que nos foi ensinado, não apenas em conhecimento científico, mas especialmente em ética e sensibilidade.”

Postado em: 23/10/2015