Mestrado em Ecologia tem aula inaugural
O programa de pós-graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu, na tarde desta sexta-feira, 1, aula inaugural da turma de 2016, no bloco de Mestrados. O mestrado de Ecologia é o primeiro da Ufac, conta com 20 alunos matriculados e trata do contexto ecológico e de biodiversidade biológica, sendo de grande relevância para profissionais da área que moram na Amazônia.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, espera incentivar os alunos desta turma para que os prazos sejam cumpridos e que bons projetos sejam realizados. “Minha participação na aula de hoje, como gestão, é de pactuar com os alunos sobre o prazo, que é de 24 meses para formação pela Capes, e incentivar o desenvolvimento de bons projetos, pois queremos que esse mestrado eleve o conceito do curso, que hoje é 3”, disse Batista.
“Com o apoio do reitor da Ufac, Minoru Kinpara, estamos investindo na compra de equipamentos e já entregamos barcos, motores, microscópios e vamos dar todo apoio para que esse mestrado, que é o primeiro da Ufac, chegue ao conceito 4”, concluiu.
Para o coordenador do programa de pós-graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, professor Fernando Schmidt, este é um novo momento no programa. “Em muito tempo, na histórica recente do curso, não tivemos uma turma tão numerosa. Tivemos em torno de 80% das vagas preenchidas e isso representa um ânimo novo no programa”, disse o coordenador.
Schmidt ressaltou, ainda, que quase todos os professores estão com orientandos e espera boas dissertações durante o curso. “Isso vem contribuir com o trabalho de reestruturação do programa, que nós estamos propondo”, opinou. “Mesmo com os cortes financeiros por causa da crise, muitos dos alunos estão sem bolsa, mas estão em busca de uma melhor qualificação profissional e esperamos que saiam bons artigos na área de ecologia e conservação dos recursos naturais.”
Postado em: 1/7/2016