Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mestrado em Matemática recebe nota máxima da Capes
conteúdo

Mestrado em Matemática recebe nota máxima da Capes

por Ascom02 publicado 08/01/2015 15h16, última modificação 08/01/2015 15h16
Avaliação considerou infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) atingiu nota cinco na Avaliação Trienal 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essa é a nota máxima para programas que tenham apenas mestrado. Desde 2013, a Universidade Federal do Acre (Ufac) integra oficialmente a rede nacional de instituições de ensino superior que ofertam o curso.

O Profmat é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e funciona de forma semipresencial. O programa tem como objetivo promover a formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no ensino básico, por isso 80% das vagas são reservadas a professores de matemática das redes públicas de educação básica. No último edital foram oferecidas 20 vagas para o Acre. A nova turma tem início em março com aulas ministradas nas tardes e noites das sextas-feiras.

A avaliação faz parte da rotina da Capes. Todos os programas são avaliados a cada três anos, quando se compara o desempenho do curso com padrões estabelecidos. Entre os critérios da avaliação estão:  infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual.

Avanço da pesquisa

Além do Profmat, a pós-graduação da Ufac  tem avançado na oferta de programas de pesquisa. Atualmente, a instituição oferece 11 cursos de mestrado (acadêmico, profissional e em rede) e dois doutorados. Confira, abaixo, a lista dos programas ofertados pela Ufac:

Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais: trata-se de um mestrado importante para o desenvolvimento sustentável, pois seu objetivo primordial é a capacitação de profissionais para a pesquisa sobre temas que são estratégicos para o desenvolvimento da região. Suas linhas de pesquisa são: manejo de recursos naturais, sociedade e meio ambiente.

Mestrado em Desenvolvimento Regional: representa uma expansão da oferta de pós-graduação na Ufac, em caráter multidisciplinar. Propicia formação técnico-científica à comunidade acadêmica, com aprofundamento na pesquisa para solucionar problemas da região.

Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal: seu principal objetivo é proporcionar aprofundamento científico a profissionais da área de ciências agrárias, sobretudo em atividades de ensino e pesquisa com espécies vegetais nativas ou exóticas, cultivadas ou com potencial agrícola para a Amazônia.

Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade: consolida pesquisas na área da linguagem e sua inserção no contexto regional. Divide-se em três linhas de pesquisa: análise e descrição linguística, cultura e sociedade, linguagem e escola.

Mestrado em Saúde Coletiva: funciona em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É um curso bienal, com o objetivo maior de aprofundar a pesquisa na área de saúde, além de buscar soluções para enfrentar problemas de saúde pública.

Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia: oferece a profissionais da área uma formação com perfil inovador, no sentido de torná-los atualizados com novos saberes de teor interdisciplinar, no tocante à geração de processos e produtos tecnológicos de elevado valor científico.

Mestrado em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental: oferecido a profissionais das áreas de medicina veterinária, zootecnia, agronomia, ciências biológicas e cursos afins, para torná-los atualizados com novos saberes em relação a sanidade e produção animal sustentável, no tocante à geração de processos e produtos tecnológicos de elevado valor científico.

Mestrado em Educação: promove a formação de mestres em educação, de acordo com princípios de construção de uma escola pública democrática e de qualidade social. É voltado para o desenvolvimento da região, mediante a pesquisa e a docência, fomentando a divulgação do conhecimento produzido e estimulando a cooperação entre pesquisadores da região Norte com as demais instituições de pesquisa do país.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática: aprimora a formação continuada de professores, mediante o exercício de atividades de pesquisa aplicada e o desenvolvimento da prática pedagógica, favorecendo a reflexão sobre seu exercício profissional e suas concepções sobre ensino e aprendizagem.

Mestrado Profissional em Letras da Rede Profletras: programa de pós-graduação “stricto sensu” em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Semipresencial, com oferta simultânea nacional, no âmbito da UAB, tem por objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no ensino fundamental.

Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte: centrado no tripé biodiversidade, biotecnologia e conservação, no sentido de contribuir para o desenvolvimento da biotecnologia e para a conservação do bioma amazônico. Focaliza o desenvolvimento de processos e produtos, objetivando a conservação do bioma e o desenvolvimento de um setor industrial baseado na biodiversidade amazônica.

Postado em: 8/1/2014

(Ascom-Ufac)