Minicurso discute produção audiovisual
O minicurso ministrado por produtores e diretores da série “Mauani, o Silêncio de Maria” tem recebido estudantes e comunidade para discutir as funções desenvolvidas na produção de uma obra audiovisual. Os encontros acontecem na Universidade Federal do Acre (Ufac) e têm reunido cerca de 30 pessoas.
Parte considerável do público é composta por estudantes dos cursos de Jornalismo e Artes Cênicas. A estudante de Jornalismo Daya Campos afirma que o minicurso já alcançou as expectativas dela. “Os assuntos são apresentados com clareza. Após participar do minicurso, meu interesse pelos estudos sobre cinema aumentou”, destaca.
Além de estudantes, outras pessoas da comunidade participam do evento, como é o caso da fotógrafa Cinthia Davanzo. Ela conta que participou de algumas oficinas de cinema e escreveu um roteiro de um curta-metragem e, por isso, tem muito interesse pela área, além de considerar o minicurso uma iniciativa excelente. “A gente só tem a aprender com eles que têm essa experiência maior, o que não temos aqui ainda. Não temos um curso superior de cinema ou nada de especialização, e o cinema é uma área muito específica”, ressalta.
O ministrante do terceiro módulo do minicurso e assistente de direção da série, Jeronimo Lemos, considera que a experiência foi bastante proveitosa. Segundo ele, o público estava bem interessado, dialogando e entendendo como funciona o processo. “Para uma conversa introdutória sobre assistência de direção, sobre o processo de elaboração de um filme e sobre a função exercida pelo assistente, acho que foi superpositivo”, conclui.
Após os módulos de Produção Executiva (ministrado por Leonardo Pirovano), Direção de Produção (por Juliana Calles) e Assistência de Direção (por Jeronimo Lemos), o minicurso continua nesta quarta-feira, 8, com o tema Direção de Fotografia, ministrado por Gustavo Pessoa; e encerra no sábado, 11, com módulo sobre visagismo, maquiagem e caracterização de atores para cinema, com Alex de Farias. Os encontros acontecem às 14h, na sala ambiente do curso de Jornalismo da Ufac. Os interessados em participar devem mandar e-mail para jornalismo.cursos@gmail.com.
O minicurso acontece a partir de uma parceria da série com a Ufac. “Mauani, o Silêncio de Maria” é uma série acriana de ficção dirigida por Silvio Margarido, a qual retrata a violência de uma história de mais de 350 anos de escravidão indígena, negra e dos trabalhadores nos seringais do Acre. A obra conta a história de Mauani, uma indígena que tem seus sofrimentos silenciados, e os descreve nas páginas de um diário que logo em seguida passará para a neta surda.
(Jaine Araújo e Nina Veras, acadêmicas do curso de Jornalismo da Ufac; fotos: Allen Ferraz e Daniel Dias)
Postado em: 8/6/2016