Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Minoru Kinpara projeta investimentos para o campus Floresta

Minoru Kinpara projeta investimentos para o campus Floresta

por Ascom-01 publicado 14/12/2012 11h05, última modificação 18/12/2012 09h02

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, reuniu-se com servidores do campus de Cruzeiro do Sul em sua primeira visita após assumir, oficialmente, a reitoria da Ufac.

Ele cumpriu agenda com os servidores, participando de algumas reuniões, com a proposta principal de informar as realizações nesse primeiro mês de gestão e contar com opiniões para melhoria e planejamento de ações para os próximos meses.

Na quarta-feira, 12, houve reunião com funcionários técnico-administrativos. Na ocasião, cerca de 40 servidores apresentaram demandas específicas do grupo. Na quinta-feira, 13, foram realizadas duas reuniões com professores: uma de manhã e outra à tarde. A primeira, com o grupo do Centro de Educação e Letras (CEL) e, a segunda, com o Centro Multidisciplinar (CMULTI).

Durante as reuniões, foram apresentadas algumas reivindicações, consideradas urgentes, tais que: retorno das atividades do restaurante universitário (RU), contratação de novos técnico-administrativos e construção de laboratórios, salas de pesquisa e novos blocos para salas de aula, além do melhoramento da transmissão on-line das reuniões do Conselho Universitário (Consu).

“Temos técnicos e engenheiros analisando a estrutura do campus para possíveis investimentos. Estamos na fase final da avaliação. Sabemos que os próximos prédios terão três andares, o que é a melhor forma de garantir o atendimento das demandas”, disse o prefeito dos campi, Josué Bispo.

Outra notícia, que agradou muito os universitários, refere-se à instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula. Esse conforto, segundo o reitor, contribui para melhorar a produção de estudantes e docentes, considerando o clima quente da região: “Já começamos a climatização das salas de aula no campus de Rio Branco. Em breve, começaremos esse processo aqui em Cruzeiro do Sul. Por melhor que seja o professor ou o aluno, sabemos que a peculiaridade do clima da Amazônia surte algum efeito no rendimento acadêmico”.

O RU já está em processo de licitação e reativação. A proposta é que o valor das refeições seja mais barato para a comunidade universitária. “Podemos garantir que esse processo não seja demorado. Estamos negociando com os fornecedores para que o valor pago por funcionários e alunos pelas refeições seja de baixo custo”, disse o reitor.

Os campi da Ufac (em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul) receberão acesso ilimitado à rede sem fio (wireless), cuja implementação está prevista para o início do primeiro semestre de 2013. Esse, a propósito, é um pedido antigo da comunidade acadêmica.

“Adquirimos equipamentos de ponta para estruturar a universidade. Não aceitamos que a Ufac fique sem acesso à internet de qualidade. Isso não é luxo, é necessidade. Estamos falando de pesquisadores e futuros pesquisadores, educadores e futuros educadores. É nossa obrigação dar subsídios necessários para que esses profissionais possam desempenhar suas atividades de forma satisfatória”, concluiu o reitor.