Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Moção de repúdio à violência: em defesa dos direitos humanos

Moção de repúdio à violência: em defesa dos direitos humanos

por ricardo publicado 01/04/2011 16h31, última modificação 01/04/2011 16h31

Brasão da UFAC

Universidade Federal do Acre
Conselho Universitário

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), reunido em sessão plenária neste dia 30 de março de 2011, vem a público manifestar-se veementemente contrário à forma violenta com que a Polícia Militar do Estado do Acre desencadeou operação de despejo contra as famílias que ocupavam as casas do Conjunto Habitacional “Ilson Ribeiro”.

Todo tratamento violento dispensado a homens e mulheres implica uma negação à sua condição humana, ou seja, considera-os “coisas”. O mandado de reintegração de posse, solicitado pelo governo estadual e expedido pela justiça do Acre, não pode ser utilizado como manto para encobrir o arbítrio, a violência e o atentado aos direitos de mulheres, crianças e homens que, por extrema necessidade, decidiram ocupar casas construídas com verbas públicas.

A truculência utilizada pelos policiais militares que acompanharam os oficiais de justiça é injustificável, assim como o ato de tratar questões de moradia como caso de polícia, por isso merece o repúdio de toda a sociedade acreana.

Rio Branco – Acre, 30 de março de 2011.

Conselho Universitário da Ufac.