Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mulheres estudantes de história reúnem grupo no 35º Eneh
conteúdo

Mulheres estudantes de história reúnem grupo no 35º Eneh

por Ascom02 publicado 26/07/2016 12h18, última modificação 26/07/2016 12h18

Como parte da programação do 35º Encontro Nacional de Estudantes de História (Eneh), o Grupo de Discussão (GD) de Mulheres promoveu uma atividade na segunda-feira, 25. Diversas propostas referentes ao Eneh, além de outras ideias voltadas para espaços fora da academia, foram feitas durante as discussões do grupo.

Emelly Clara Silva, acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mediadora do grupo, enfatizou que o GD de Mulheres propõe ideias não só para o encontro nacional, mas também para a sociedade. “Esse é um espaço propositivo, construído a partir de pautas criadas por mulheres do Eneh”, explicou a estudante.

Outra questão abordada, foi a necessidade da desconstrução do machismo nos currículos escolares. A proposta do Grupo de Discussão inclui o cumprimento de projetos de extensão no âmbito acadêmico, considerando que a universidade é um espaço promotor da ampliação do pensamento crítico.

Ana Kelly Leão, estudante da Universidade Estadual do Ceará (UEC), destacou os assédios sofridos pelas estudantes e a luta das mulheres no combate a esse tipo de violência, ainda silenciada, nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Utilização de apito será para alertas de práticas machistas ou até violências cometidas contra mulheres dentro do encontro. (Foto: Valéria Santana)

Apitaço

Participantes do GD de Mulheres distribuíram apitos para um ato que foi promovido na Noite Voz Feminina, realizado depois da reunião. Durante um minuto, as participantes fizeram um “apitaço”. A utilização do apito foi uma alternativa criada para denunciar qualquer prática machista ou até de violência cometidas contra mulheres no Eneh.

O próximo GD do encontro nacional será o de Negros e Índios, que será realizado na quinta-feira, 28, às 13h, no bloco Jorge Kalume, o mesmo do curso de História e Letras Português. Todas as propostas resultantes dos grupos serão apresentadas em plenária final na sexta-feira, 29, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Por Valéria Santana (Comunicação Eneh – Acre/ Acadêmica de Comunicação Social/ Jornalismo)

Publicado em: 26/7/2016