Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Nanociências, nanotecnologia, nanobiotecnologia e biotecnologia em alta na Ufac

Nanociências, nanotecnologia, nanobiotecnologia e biotecnologia em alta na Ufac

por Ascom02 publicado 12/04/2013 10h23, última modificação 12/04/2013 10h23

Criado em 2009, tendo como líderes os pesquisadores Anselmo Rodriguez e Fernando Escócio, o grupo de pesquisa da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Nanociências, Nanotecnologia, Nanobiotecnologia e Biotecnologia (N&N&Nb) aos poucos vai se fortalecendo, principalmente a partir das atividades que hoje desenvolve nos Laboratórios da Unanobio (Unidade Integradora, cuja criação se encontra em discussão no Conselho Universitário).

Vinte pesquisadores fazem parte do grupo, sendo 12 da Ufac e os demais ligados a diversos centros de pesquisas (Museu Emílio Goeldi, Ufam, Unir, UnB, Universidade do Porto, Unifap, IIFM-Madri, IPI-Rússia). Além disso, o grupo conta com colaborações individuais internacionais de pesquisadores de vários países, como Rússia, Irã, Índia, Espanha e Estados Unidos. Seus pesquisadores possuem oito alunos de doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia no PPG-Bionorte, 12 alunos de mestrado no PPG-Cita e 16 alunos de Pibic.

O Grupo coordena cinco projetos de pesquisa, tendo como mantenedores o CNPq, FDCT (Funtac), além de participar de outros projetos nacionais como membro (INCT em Nanobiotecnologia, desde 2008; CT-Amazônia-Bionorte). Possui, ainda, projeto pré-aprovado na Capes, no valor de R$ 1,5 milhão, em colaboração com a Embrapa do Amapá, a Unifap e a Universidade do Porto.

Especificamente, o grupo desenvolve atividades de pesquisa em biotecnologia, nanociências, nanotecnologia e nanobiotecnologia com sínteses de nanopartículas magnéticas, nanopartículas poliméricas, terapia fotodinâmica, funcionalização de nanoparticulas e bioprospecção de bioativos oriundos da biodiversidade para usos contra o câncer e doenças negligenciadas, bem como desenvolve micro e nanoemulsões de óleos fixos e essenciais e extratos de plantas amazônicas com incorporação de ativos para usos diversos (fármacos, cosméticos e industriais).

O grupo está aguardando os recursos alocados pela administração atual da Ufac, juntamente com emendas parlamentares, para aquisição de equipamentos e ampliação dos laboratórios para se integrar de vez à corrente internacional de pesquisa nas universidades brasileiras e internacionais, elevando a Ufac a um novo patamar de qualificação.

“Nosso grupo de pesquisa N&N&Nb é pioneiro na Ufac em sínteses de nanofluídos magnéticos e nanoemulsão de óleos vegetais da região amazônica, de extratos de plantas medicinais com aplicações em nanocosmético, com aplicações nas áreas química, industrial e farmacêutica”, explicou Fernando Escócio.