Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Editora da Ufac lança livro sobre negros na Amazônia acreana

Editora da Ufac lança livro sobre negros na Amazônia acreana

por Ascom-01 publicado 16/11/2012 10h50, última modificação 16/11/2012 13h47

Negros da Amazônia Acreana, do professor universitário Jorge Fernandes, é o mais recente livro publicado pelo selo da Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), cujo lançamento está agendado para o dia 20 deste mês de novembro (próxima terça-feira), a partir das 19h, em solenidade marcada para o espaço cultural Casarão, situado na Av. Brasil – centro de Rio Branco.

Dividido em duas partes, o livro disserta inicialmente sobre o deslocamento demográfico dos negros até a Amazônia Acreana, passando, de acordo com o autor, “pelos rigores da escravidão até os resultados da libertação”. Além disso, ainda na primeira parte, o livro estabelece uma relação direta entre a vinda dos negros para o Acre e os movimentos nacionais denominados Revolta da Vacina e revolta da Chibata.

Na segunda parte, denominada “Os Negros nos Municípios Acreanos”, o livro confronta dados do perfil étnico coletado pelo IBGE, com o material da pesquisa de campo realizada pelo autor em todos os municípios do Estado, a partir de relatos dos moradores afrodescendentes mais antigos, bem como de seus filhos e netos, identificando, entre outros fatores, traços da sua cultura e da sua organização social.

Segundo o autor, o livro contribui para ampliar a visão sobre a questão da negritude regional, fornecendo elementos para uma práxis social, “seja destruindo preconceitos, seja subsidiando a prática pedagógica com material informativo sobre a história afro-brasileira com a especificidade desenvolvida na Amazônia acreana, redimensionando a identidade dos acreanos como um processo em construção”.

Filho e neto de negros mineiros, Jorge Fernandes nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, residindo no Acre há 18 anos. Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (Ufac), atuando hoje como professor da Rede Pública de Ensino Estadual. Além disso, ministrou algumas disciplinas no Programa Especial de Formação de Professores – Convênio Ufac/Governo do Estado.