Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Nota da Reitoria da Universidade Federal do Acre

Nota da Reitoria da Universidade Federal do Acre

por ricardo publicado 01/02/2011 12h10, última modificação 11/02/2011 17h22

A Professora Doutora Olinda Batista Assmar, Reitora da Universidade Federal do Acre vem, de público, prestar os seguintes esclarecimentos:

1. As relações institucionais entre a Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Tribunal de Contas da União (TCU) sempre se mantiveram num patamar ético e respeitoso, motivo pelo qual causa surpresa a interpretação feita por parte de membros do TCU   sobre a entrevista  da Reitora, concedida ao Jornal a Gazeta, em 14 de novembro de 2008, haja vista que em momento algum na mesma, a Reitora faz referência de que não cumprirá determinações daquela Corte, mas respeitará as decisões judiciais em favor dos servidores da UFAC.

2. Desconhece qualquer decisão adotada por autoridade dessa egrégia Corte de Contas que vise afastá-la do cargo de Reitora;

3. O TCU, no estrito cumprimento de sua missão constitucional, tem demandado à Reitora da UFAC   solicitações de informações e documentos a respeito de decisões administrativas adotadas pelas administrações passadas e pela atual administração, questionando algumas e, em não se contentando com as razões de justificativas apresentadas pela UFAC, lavra, por meio de Acórdãos, determinações, dentre as quais, algumas podem ensejar na aplicação de multas e até mesmo no afastamento do gestor, caso este  não adote as medidas saneadoras necessárias e exigidas, dentro do prazo determinado.

4.  A Reitora da UFAC  continuará cumprindo com o seu dever constitucional, buscando, como sempre fez, o entendimento e a construção de um relacionamento respeitoso e cortês com os representantes legais das demais Instituições, dentre elas, os órgãos de controle.

5.  Por oportuno, ratifica que vantagens e direitos líquidos e certos dos servidores docentes e técnicos administrativos da UFAC, que estiverem sob a proteção de decisões judiciais serão preservados, da mesma forma que vantagens e direitos concedidos de forma indevida continuarão sendo corrigidos de conformidade com a legislação pertinente.

6.  Tranqüiliza a comunidade universitária, deixando claro que não abrirá mão, em momento algum, da firme defesa da Autonomia da UFAC e dos interesses legítimos de todos aqueles que a compõem, garantindo e dando continuidade às ações pertinentes à manutenção e ao crescimento institucional da Academia, preconizado no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, recentemente aprovado pelo Conselho Universitário – CONSU.