Nota de Repúdio
A Universidade Federal do Acre (Ufac), junto ao Curso de Jornalismo, expressa com veemência o repúdio a qualquer atitude racista e machista que ocorra na sociedade, em especial dentro das dependências desta instituição.
Desta forma, nos solidarizamos com a jornalista e ex-aluna Kátia Oliveira que ontem, 20/07/2016, foi vítima de racismo e machismo após sua participação como palestrante na roda de conversa “A realidade da mulher negra na mídia e no mundo digital”, com profissionais, professores e estudantes de cursos da Ufac (Jornalismo, História, Artes Cênicas e outros), além de pessoas da comunidade externa, realizada na sala ambiente do curso de Jornalismo.
A jornalista foi adicionada sem consentimento a um grupo de Whattsapp com mensagens de pornografia e racismo, logo após ter inserido seu telefone na lista de participação que circulou pela sala.
A lista estava vinculada à entrega de certificados, como parte das atividades da IV Quinzena da Mulher Negra, realizada pela Prefeitura de Rio Branco (Secretarias Adjuntas da Mulher e da Igualdade Racial) e Governo do Estado do Acre, com apoio e parceria da Ufac.
A Universidade apoia as medidas legais cabíveis aos crimes.
Publicado em: 21/7/2016