Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Número de candidatos inscritos ultrapassa 1,6 milhão no quarto dia do Sisu

Número de candidatos inscritos ultrapassa 1,6 milhão no quarto dia do Sisu

por Ascom-01 publicado 10/01/2013 09h33, última modificação 10/01/2013 09h33

Balanço divulgado às 11h dessa quarta-feira, 9, pelo Ministério da Educação, aponta que os candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já chegam a 1.605.416. Em quase três dias de funcionamento, o sistema eletrônico registrou 3.116.686 inscrições, já que cada candidato pode definir duas opções de curso.

Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas é de 129.319 — 18% a mais em relação a 2012 —, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre. As inscrições ficam abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 11.

Uma vez por dia, o Sisu divulga a nota de corte para cada curso e turno. O monitoramento da nota de corte e a classificação parcial funcionam como referência para ajudar o candidato a acompanhar a inscrição e aumentar as chances de conseguir a vaga. Até o último dia de inscrições, o candidato pode mudar as opções. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada pelo candidato.

Primeira chamada de selecionados no dia 14

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e que não obtiveram nota zero na redação concorrem às vagas. No momento da inscrição, o candidato terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 1821 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em , 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC)