Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > "O que importa é termos vitórias na Ciência", diz Helena Nader
conteúdo

"O que importa é termos vitórias na Ciência", diz Helena Nader

por Ascom02 publicado 23/07/2014 13h45, última modificação 23/07/2014 14h09

Na sessão de abertura da 66ª Reunião Anual da SBPC, na noite de 22/7, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre, A presidente da SBPC, Helena Nader, fez um discurso voltado para recuperar fatos relevantes nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação que ocorreram no País desde julho de 2013, quando aconteceu a reunião anual da SBPC em Recife. Ressaltou, entre outros pontos, que “o financiamento à ciência, tecnologia e inovação permanece como uma das grandes preocupações da comunidade científica e acadêmica. Na agenda deste ano, persiste a ameaça da extinção dos recursos dos royalties do petróleo. A atual redação da lei, que ainda não foi regulamentada, não destina recursos ao CT-Petro, tornando a sua receita nula, o que ocasionaria a extinção deste fundo setorial, com consequências nefastas para as atividades de C,T&I.”.

Nader também comentou a preocupação da comunidade científica quanto ao novo Programa Nacional de Plataformas Científicas (PNPC), lançado recentemente pelo governo federal. “Apesar de reconhecer o esforço do MCTI no sentido de alavancar o setor no país, a SBPC manifestou cautela quanto ao ambicioso programa. Entendemos que antes de iniciar uma nova jornada, é necessário garantir a continuidade dos projetos em andamento e aqueles já discutidos e apontados como fundamentais para o país”, afirmou a presidente da entidade.

A recepção calorosa do povo acreano à realização da 66ª. Reunião Anual também foi lembrada por Nader. Ela disse “que eventos como esse representam uma vitória para a ciência brasileira, e que são essas vitórias que mais importam para o País”.

O discurso na íntegra da presidente da SBPC está disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/site/pagina/abertura.pdf

(Ascom SBPC)

Postado em: 23/7/2014