Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Palestra e entrega de prêmio marcam Semana de Comunicação
conteúdo

Palestra e entrega de prêmio marcam Semana de Comunicação

por Ascom02 publicado 23/09/2016 12h49, última modificação 23/09/2016 12h49

A abertura da Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom), da Universidade Federal do Acre (Ufac), ocorreu na noite da última quarta-feira, 21, no cineteatro Recreio. A programação contou com apresentação de um vídeo comemorativo dos 15 anos do curso de Jornalismo, entrega do Prêmio Alcântara de Fotografia e palestra com a pesquisadora Márcia Veiga, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Este ano, a Seacom tem como tema “Jornalismo e universidade: reescrevendo o amanhã” e procura discutir a importância da universidade na formação do profissional de comunicação. O evento marca, ainda, o aniversário de 15 anos da criação do curso de Jornalismo. O jornalista Samuel Bryan, formando na turma de 2006, conta que o curso teve grande importância em sua vida e vê-lo consolidado é muito emocionante.

“Mesmo depois de formado, a Seacom continua tendo a mesma importância de quando eu vivi como aluno, porque é um momento de aprendizagem, de você abrir a mente para o novo, adquirir novos conhecimentos”, disse. “Para nós, eventos como esse reúnem pessoas para discutir ideias do que está acontecendo no jornalismo. Mesmo sendo um ex-aluno, continuo tendo o prazer de vir e continuar aprendendo.”

Uma das atrações da noite foi a palestra da jornalista e pesquisadora da UFRGS, Márcia Veiga. Ela falou sobre o tema de sua pesquisa de mestrado, que abordou questões de gênero. Segundo Márcia, a palestra proporciona trocas de conhecimento e discussões relacionadas à comunicação.

“É sempre fantástico quando temos a oportunidade de fazer essa interlocução, porque aprendemos o tempo todo”, comentou Márcia. “Vir ao Acre não possibilitou apenas conhecimento de outra cultura, mas o contato com o fazer jornalístico local, que é diferente das especificidades de outros Estados.”

A jornalista destacou, ainda, sua alegria em fazer parte de um momento importante para o curso. “Eu me sinto lisonjeada por estar acompanhando os 15 anos de uma graduação”, comemorou. “Isso é muito importante, principalmente em um momento como este, em que estamos passando pela reestruturação dos cursos de jornalismo.”

Para a professora Juliana Lofêgo, a primeira noite do evento pode ser considerada um sucesso, tendo em vista a presença de público e o tema da palestra.  O diálogo com a pesquisadora Márcia Veiga trouxe uma nova perspectiva para os alunos pensarem o jornalismo. “Esse tema precisa ser mais debatido, pois ele não é tão discutido como era para ser. Temos que pensar nele tanto para eventos futuros, quanto para o agora”, finalizou a docente.

Prêmio

Como parte da programação, foi entregue o Prêmio Alcântara de Fotografia. Foram premiados os alunos Amanda Pinheiro, Pâmela Luiza, Natan Peres e Fernando Lima, nas categorias foto artística, fotojornalismo e foto artística ensaio, respectivamente. O prêmio homenageia o fotógrafo Antonio de Alcântara Gomes, morto em 2012, aos 58 anos.

(Texto: Daiane Lopes; foto: Caroline Lamar, acadêmicas de Jornalismo da Ufac)

Postado em: 23/9/2016