Palestra oferecida pela RNP ocorre na Ufac
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por serviços de informática e internet prestados à Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da instituição, promoveu nesta segunda-feira, 30, uma palestra sobre os serviços da RNP que podem ser utilizados para melhorar a qualidade de ensino e pesquisa na universidade.
A palestra, sobre os serviços avançados oferecidos pela RNP, foi ministrada pelo gerente de serviços da instituição, Jean Carlo Faustino, na sala ambiente do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). Diretores de centro, coordenadores de curso, professores e pesquisadores da Ufac conheceram uma série de serviços que, aliados a pouco ou nenhum investimento podem melhorar a qualidade do ensino na Ufac e gerar economia para a instituição. Serviços estes que estão categorizados como comunicação e colaboração, disponibilização de conteúdos digitais, gestão de identidade, hospedagem estratégica e suporte à rede acadêmica.
Com base numa das ferramentas apresentadas, um professor do campus de Rio Branco poderia facilmente ministrar uma aula no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, sem ter que se deslocar os 635 quilômetros entre as duas cidades. “Disponibilizamos de ferramentas que vão facilitar o ensino a distância e auxiliar no ensino presencial. A ideia é minimizar os esforços e maximizar os resultados”, afirmou Faustino.
O convite para a realização da palestra ocorreu durante o fórum da RNP, que aconteceu em agosto deste ano, em Brasília. “A RNP disponibiliza vários serviços para a Ufac, além dos que já fazemos uso diariamente, como o de videoconferência pela web. Esse convite surgiu justamente para que possamos conhecer esses serviços, que só tem a melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa”, afirmou o diretor do NTI, Edvandro Carlos Reckziegel.
Algumas ferramentas podem gerar redução nos custos da Ufac. É o caso do Fone@RNP, um serviço de voz sobre IP. Que nada mais é do que ligações telefônicas pela internet. “Tem um estudo da RNP que diz que onde esse serviço é disponibilizado, gera uma economia média de 27% na conta telefônica”, exemplificou Reckziegel. “O Jean [Faustino] está aqui para demonstrar esses e outros recursos e apresentar casos de sucesso de outras instituições.”
Postado em: 30/11/2015