Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Parque Zoobotânico da Ufac apresenta 14 trabalhos na SBPC

Parque Zoobotânico da Ufac apresenta 14 trabalhos na SBPC

por Ascom02 publicado 24/07/2013 15h15, última modificação 24/07/2013 20h07

Equipe formada por bolsistas, técnicos e pesquisadores do Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentam 14 pôsteres temáticos durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os trabalhos abordam temas que vão da germinação de sementes à avaliação de conteúdo de carbono em plantas de áreas de preservação ambiental do Acre.

A equipe do PZ é responsável pela apresentação de 14 dos 25 trabalhos inscritos pela Ufac na SBPC. Segundo a diretora do PZ, Cristina Boaventura, a divulgação dos pôsteres só é possível graças ao apoio da Reitoria da instituição “que desde que assumiu a direção da Ufac, em 2012, não mediu esforços para apoiar a reestruturação do PZ”. Cristina ressalta, ainda, o auxílio do escritório local do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para o desenvolvimento de pesquisas e projetos empreendidos no PZ.

Confira os trabalhos apresentados pelo PZ na SBPC

1.     ASPECTOS BIOMETRICOS DOS FRUTOS E SEMENTES DE Gmelina arborea ROXB. (VERBENACEAE) - Santos, E. A. dos; Silva, A. S. da; Lima, A. F. de; Silva, G. M. da; Queiroz, J. B. N. de; Ferreira, E. J. L.

2.     COMPOSICAO FLORISTICA DE PALMEIRAS NATIVAS EM AREAS DE CAMPINA, CAMPINARANA E FLORESTA DENSA NO OESTE DO ESTADO DO ACRE - Simioni, G. F.; Silva, A. de A.; Ferreira, E. J. L.; Denicol, M. R.

3.     ESTIMATIVA DE BIOMASSA E CARBONO DE ESPECIES ARBOREAS EXISTENTES EM UM FRAGMENTO FLORESTAL SECUNDARIO DA APA‘RAIMUNDO IRINEU SERRA’, EM RIO BRANCO, ACRE. - Silva, S. S. da; Barbosa, C. de S.; Campos, R. F.; Nascimento, J. F. do; Bandeira, J. de R.; Ferreira, E. J. L.

4.     ASPECTOS FLORISTICOS E FITOSSOCIOLOGICOS DE COMUNIDADES DE PALMEIRAS NA RESERVA FLORESTAL HUMAITA, ACRE. - Pinheiro, R. de M.; Mendonca, C. C. de; Manil, R. de L.; Lima, A. F. de; Menezes, H. G. de; Ferreira, E. J. L.

5.     ESTUDO BIOMETRICO DOS CACHOS, FRUTOS E DAS SEMENTES DA PUPUNHA-DE-MACACO (Bactris acanthocarpa var. exscapa BARB. RODR. ARECACEAE) NATIVA DO ESTADO DO ACRE. - Silva, G. M. da; Santos, E. A. dos; Oliveira, L. L. de; Mendonca, C. C. de; Ferreira, E. J. L.; Queiroz, J. B. N. de

6.     ASPECTOS FLORISTICOS, ABUNDANCIA E ESTRUTURA POPULACIONAL DE UMA COMUNIDADE DE PALMEIRAS DA FLORESTA ESTADUAL DO RIO GREGORIO, EM TARAUACA, ACRE, BRASIL. - Silva, G. M. da; Lima, A. F. de; Silva, A. S. da; Oliveira, L. L. de; Bandeira, J. de R.; Ferreira, E. J. L.

7.     ASPECTOS DA BIOMETRIA DOS FRUTOS E SEMENTES DE Doliocarpus macrocarpus MART. ex EICHLER - Ramos, L. de B.; Mendonca, C. C. de; Bandeira, J. de R.; Saar, I. M.; Santos, E. A. dos; Ferreira, E. J. L.

8.     COMPOSICAO FLORISTICA, ASPECTOS FITOSSOCIOLOGICOS E ESTRUTURA POPULACIONAL DE UMA COMUNIDADE DE PALMEIRAS NA FLORESTA ESTADUAL ANTIMARY, NO ESTADO DO ACRE. - Oliveira, L. L. de; Silva, G. M. da; Lima, A. F. de; Silva, A. S. da; Bandeira, J. de R.; Ferreira, E. J. L.

9.     ASPECTOS BIOMETRICOS DOS FRUTOS E SEMENTES DA INGA-DE-MACACO (Inga laurina (Sw.) Willd. Fabaceae) ORIGINARIA DO ACRE. - Santos, E. A. dos; Gomes, L. P.; Silva, A. S. da; Pinheiro, R. de M.; Saar, I. M.; Ferreira, E. J. L.

10.   DENSIDADE NATURAL E POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DOS FRUTOS DE MURUMURU (Astrocaryum ulei BURRET. ARECACEAE) AO LONGO DE FLORESTAS CILIAREAS DO RIO PURUS, ACRE. - Andrade, A. C. de O.; Silva, E. R. da; Amaro, M. A.; Ferreira, E. J. L.

11.   ASPECTOS BIOMETRICOS DE Myrcia sylvatica (G. MEYER) DC. (MYRTACEAE) - Santos, E. A. dos; Pinheiro, R. de M.; Silva, G. M. da; Lima, A. F. de; Saar, I. M.; Ferreira, E. J. L.

12.   BIOMETRIA DOS FRUTOS E SEMENTES DO JENIPAPO (Genipa americana L. RUBIACEAE) - Lima, A. F. de; Santos, E. A. dos; Mendonca, C. C. de; Oliveira, L. L. de; Saar, I. M.; Ferreira, E. J. L.

13.   ESTIMATIVA DE BIOMASSA E CARBONO DE ESPECIES ARBOREAS EXISTENTES EM UM FRAGMENTO FLORESTAL EM REGENERACAO DA APA ‘IGARAPE SAO FRANCISCO’, EM RIO BRANCO, ACRE. - Lima, A. F. de; Silva, S. S. da; Santos, E. A. dos; Mendonca, C. C. de; Queiroz, J. B. N. de; Ferreira, E. J. L.

14.   EFEITO DA LUZ E DA ALTERNANCIA DE TEMPERATURA NA GERMINACAO DE SEMENTES DE ANDIROBA (Carapa guianensis Aubl.) - Ferreira, D. H.; Almeida, M. de C.