Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Participação do público marca segundo dia de ExpoT&C

Participação do público marca segundo dia de ExpoT&C

por Ascom02 publicado 24/07/2014 16h37, última modificação 24/07/2014 16h37

Alunos de instituições de ensino, visitantes de outros estados e famílias acreanas formam o público diversificado que prestigia a ExpoT&C na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece no Acre. Mais de 10 mil pessoas participam diariamente da feira científica.

Tecnologia e cultura fazem parte das atrações da Expo T&C. Espaços como o do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério dos Esportes, da Marinha – Fundação Mar e do Exercito Brasileiro se destacam pela variadas atividades.

Na tenda do MCTI é possível encontrar monitores touch screen (sensível ao toque) que disponibilizam conteúdos sobre as 31 unidades de pesquisa do Ministério. “Conforme a curiosidade do visitante ele pode se aprofundar, pois os monitores foram pensados para a essa interação de homem e máquina”, informou a coordenadora do MCTI, Lúcia Santos.

Outra novidade da tenda é a “Oca digital”, onde os participantes vivenciam a mata e os animais por meio de sensores táteis. “A nossa proposta era integrar o conceito de tecnologia e rusticidade. É um casamento da tradição e da inovação. Ou seja, pegamos o conceito do índio e do seringueiro e relacionamos as novas tecnologias que estão sendo usadas”, explica um dos técnicos da exposição, Ângelo Pereira.

FORÇAS ARMADAS - Os estandes da Marinha e do Exército Brasileiro exibem armamentos e máquinas utilizadas nas operações das Forças Armadas. O simulador de navio, uma das atrações mais visitadas, é um projeto apresentado pela Marinha e desenvolvido para treinamento dos novos oficiais. O aparelho foi adaptado para participantes de todas as idades.

FUNTAC - A pesquisa com óleos extraídos do açaí, castanha, patuá e copaíba que são utilizados na composição de cosméticos tem chamado a atenção dos visitantes de outros Estados. O projeto é da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) que também desenvolve pesquisas para área alimentícia e fisioterapêutica.

Para o visitante e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Eduardo Pitt, conhecer a potencialidade natural da região é muito importante. “Esse trabalho é bastante inovador, o manejo com frutas em pó e essências possibilita ao visitante o consumo de produtos naturais” disse.

Postado em: 24/7/2014