Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Participantes elogiam organização da Expo T&C no Acre

Participantes elogiam organização da Expo T&C no Acre

por Ascom02 publicado 26/07/2014 19h09, última modificação 26/07/2014 19h09

Para os participantes da ExpoT&C, a organização do evento e a receptividade dos acreanos marcou a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  A mostra científica reuniu 29 expositores em uma área de 4.200 metros quadrados de pavilhões climatizados. Um público de mais 10 mil pessoas visitou a feira diariamente durante a exposição.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a divulgação de dados foram as questões levantadas pelos visitantes no estante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). “A nossa proposta era divulgar as ações do Inep por meio das palestras e da conversa com as pessoas. Estamos saindo satisfeitos porque alcançamos nosso objetivo”, disse a bibliotecária Elizangela Dourado, servidora do Inep.

Maria Madeira, gerente de eventos da Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp), não esperava tanta organização, limpeza, alimentação adequada e infraestrutura para o a Expo T&C no Acre. Segundo a expositora ,a feira se equipara às outras reuniões da SBPC.

“Cheguei a Rio Branco com as expectativas de qualquer cidadão que não conhece o lugar. No entanto, encontrei uma cidade limpa e organizada, mas o que mais me chamou a atenção foi a receptividade dos acreanos”, acrescentou.

A Fapesp é uma agência financiadora de pesquisa para São Paulo, portanto, os acreanos não têm acesso a esse recurso. O grupo veio ao estado informar sobre o que é feito de pesquisa científica no país. “Realizamos ainda um cadastro de alunos e professores para que eles tenham acesso a um canal atualizado de ciência”, informou Madeira.

O Instituto Federal do Acre (Ifac), um dos expositores do Estado, avaliou de forma positiva a atuação na Expo T&C. A instituição trouxe em sua programação a estrutura do campus, os cursos técnicos, tecnológicos e superiores que oferece. No mesmo estande o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, de Petrolina (PE), apresentou o projeto “Tecnologia dos alimentos”,  voltado a produção de alimentos 100% naturais, preparados com sementes e frutas regionais.

A pesquisadora norte-americana Karen Kainer, veio ao Acre para apresentar um estudo sobre ciências tropicais florestais. “Eu apresentei minha pesquisa para um público de 50 pessoas e acho que cumpri a missão. Quanto a feira estou gostando muito, Aliás, gosto muito do Acre, e espero que até o final eu tenha visitado todas as exposições”, contou.

Um dos ganhadores do Prêmio de Jovem Cientista na edição 2014, Leonardo Reginato, 21, estudante do curso técnico em eletrônica no Rio Grande do Sul,  apresentou o projeto “monitoramento dos sinais cardíacos para detecção do Infarto do Miocárdio com Supra de ST”, na 66ª reunião da SBPC

Para ele, conhecer outra cultura, outras pessoas e visualizar outros trabalhos proporciona ao participante uma grande experiência. “Meu objetivo aqui foi mostrar ao estudante de ensino médio que a sua pesquisa pode se transformar em algo que um dia pode mudar a sociedade”, falou.

Postado em: 26/7/2014