Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Pesquisador defende a formação de alunos empreendedores em palestra na Ufac

Pesquisador defende a formação de alunos empreendedores em palestra na Ufac

por glauco publicado 24/07/2015 13h18, última modificação 24/07/2015 13h18
Mais de 30% do comércio eletrônico do país passa pelo sistema de dados desenvolvido pelo professor da Ufam

O pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Edileno Silva de Moura ministrou hoje, 24, na Universidade Federal do Acre (Ufac), palestra sobre comércio eletrônico (e-commerce) e empreendedorismo. A palestra ocorre num momento de parceria entre as Universidades e busca a qualificação do aluno com perfil empreendedor.

A palestra destacou ações de empreendedorismo que vem ocorrendo em todo o Brasil, mas, principalmente, na Amazônia, na área de informática. O professor acredita que através do conhecimento gerado nas universidades é possível abrir novas empresas e novas oportunidades de negócios. “É importante que possamos melhorar a formação dos alunos e dos professores das universidades da região amazônica, para que eles possam entrar nesse movimento de geração de riqueza a partir do conhecimento na área de tecnologia da informação”, ressaltou o professor.

Moura participa de um grupo de pesquisa na Ufam, sobre banco de dados e recuperação de informação, que desenvolvem sistemas de buscas otimizados e melhoram sistemas já existentes.

Foi a partir de um projeto de pesquisa que surgiu a Neemu. A empresa que o professor ajudou a fundar fornece um mecanismo de busca otimizado para lojas virtuais. Quando você busca por produtos em lojas virtuais como Submarino e Americanas, por exemplo, você está utilizando um sistema desenvolvido pela equipe da Neemu, de Manaus. Mais de um terço do mercado nacional de buscas nesta área é dominado pela empresa do professor. “Mais de 35% das compras que são feitas no Brasil, pela internet, passam por sistemas da Neemu”, destaca o pesquisador.

A empresa, sediada em Manaus, é hoje a maior processadora de consultas em comércio eletrônico no Brasil, empregando 50 funcionários, sendo diversos doutores e mestres egressos do Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam (PPGI/Ufam).

Comércio eletrônico no Brasil

O e-commerce no Brasil tem um percentual pequeno em relação ao faturamento do mercado de varejo, cerca de 2%. Contudo é um mercado em expansão. “Cada vez mais as pessoas vão comprar on-line, é uma tendência”, disse Moura, que acredita que esta fatia pode chegar a 15% nos próximos anos. “É um mercado que movimenta dezenas de bilhões de reais e pode chegar a 5, 10 vezes mais, nos próximos anos”.

Formando um empreendedor

Ao falar sobre a parceria para mestrado e doutorado entre Ufam e Ufac na área de informática, Moura destaca os esforços da Ufam para a formação de um aluno com perfil empreendedor. “Nós queremos garantir um ambiente propício para criação de novos negócios”, justificou Moura. A parceria acontece no âmbito do projeto Turma Fora de Sede (Rio Branco/AC), as aulas se iniciam no 2º semestre. As inscrições enceraram dia 20 de julho deste ano. “É preciso uma formação de qualidade para gerar produtos competitivos”, destacou Moura.

A Pós-Graduação em Informática destina-se a graduados nas áreas de Computação, Matemática, Estatística, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação e afins.

Postado em: 24/7/2015.