Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Pesquisadora da Ufac participa do IV Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos
conteúdo

Pesquisadora da Ufac participa do IV Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos

por Ascom-01 publicado 27/11/2012 10h48, última modificação 27/11/2012 10h48

A professora pós-doutora Maria Luzenira de Souza, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN/UTAL), participou entre os dias 21 e 23 de novembro, do IV Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos, em João Pessoa (PB). A professora proferiu palestra sobre “Fungos e micotoxinas na castanha do Brasil”.

O simpósio discutiu os principais desafios que o setor de alimentos precisa vencer para garantir a satisfação do consumidor que deseja ser atendido com segurança alimentar. “Para acolher esta demanda é fundamental que toda cadeia produtiva e estrutura de produção, desde a matéria-prima até à mesa do consumidor esteja interligada, respeitando os princípios fundamentais das boas praticas e higiene”, explicou a pesquisadora.

A professora Maria Luzenira esclarece que a castanha do Brasil para “proporcionar segurança alimentar ao consumidor não deve apresentar contaminações por fungos ou aflatoxinas ou outras micotoxinas, visto que ainda não existe hoje um meio cientificamente seguro para eliminar ou detoxicar totalmente estes metabolitos da castanha ou qualquer outro alimento”, finalizou.