Pesquisadora gaúcha abre Semana Acadêmica de Comunicação da Ufac
A 5ª Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom) da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebe, na noite de abertura, a jornalista Marcia Veiga. Ela fará a primeira palestra do evento, nesta quarta-feira, 21, às 19h, no cineteatro Recreio, localizado na Gameleira. A semana é produzida pelos alunos do 6º período de Jornalismo e ocorre entre os dias 21 e 23 deste mês.
Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil, em 2006, a pesquisadora atuou por quase dez anos na área de assessoria de imprensa, fez doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, atualmente, é pós-doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Ao longo da carreira conquistou importantes prêmios. É vencedora do 1º Edital de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em 2008, e do Prêmio Adelmo Genro Filho-2011, na categoria melhor dissertação de mestrado, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), pela pesquisa intitulada “Masculino, o Gênero do Jornalismo: Modos de Produção das Notícias”, trabalho publicado pela editora Insular.
Nesse estudo, pesquisou os processos editoriais no jornalismo, incluindo as concepções de gênero que os jornalistas utilizam durante a produção das notícias. Marcia integra o grupo de pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor), no qual estuda linguagem e práticas jornalísticas. Ela também participa do grupo Gênero, Mídia e Sexualidade (Gemis), um grupo formado por estudantes, jornalistas, ativistas de movimentos sociais, pesquisadores e produtores culturais envolvidos na luta pela redução das desigualdades.
Na 5ª Seacom, também ministrará o minicurso As Produções Simbólicas do Jornalismo e as Desigualdades de Gênero. A atividade vai abordar a participação do jornalismo na formação de valores que geram estereótipos e desigualdades sociais. As inscrições para os minicursos ainda estão abertas e se encerram no dia 20, pelo site www.seacomufac.com.br.
(Acadêmicos de Jornalismo da Ufac)
Postado em: 19/9/2016