Ufac investe na capacitação de servidores
Entendendo que os servidores de uma instituição de ensino superior devem continuamente aprimorar os seus conhecimentos, para, assim, atender melhor as demandas do dia a dia, a Universidade Federal do Acre (Ufac) inicia no próximo mês de abril as ações do seu Plano de Capacitação, com os cursos de Informática Básica e Informática Avançada com Ênfase no Sistema de Informação para a Educação (SIE).
O Plano de Capacitação do Quadro de Pessoal Técnico-Administrativo da Ufac, com previsão de ser desenvolvido até o fim de 2014, abrange cursos de qualificação e formação geral, distribuídos nos mais diversos níveis, desde o Ensino Fundamental, Ensino Médio e graduação até a pós-graduação. “Ações previstas na Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005”, esclarece o professor Cláudio Porfiro, coordenador da atividade.
Sobre a premência deste tipo de ação, Porfiro explica ainda que a valorização do ser humano é a melhor solução para os problemas dos tempos atuais, que dificultam o progresso dos empreendimentos, tanto faz se na esfera privada quanto na administração pública. “Não há saída que não seja pelo viés da capacitação que torna o servidor mais apto para desempenhar o seu papel”, afirma o coordenador.
Segundo o revisor de texto Márcio Chocorosqui, a iniciativa da Ufac em capacitar os servidores é uma oportunidade que de modo nenhum deve ser desperdiçada. “Nos dias de hoje, exige-se que o profissional esteja sempre em renovação. O servidor deve ter a consciência de que esses cursos de capacitação proporcionam aumento salarial, além de prepará-lo melhor para a execução de suas funções”, declarou.
Para a editora de imagem Daniela Barivieri, “esta é uma boa oportunidade para que os técnico-administrativos possam melhorar o seu conhecimento, principalmente na área em que trabalham. Além disso, esses cursos de capacitação também os incentivam a buscar qualificação, garantindo mais conhecimento, possibilitando a evolução profissional e intelectual”.
No que diz respeito à pós-graduação, Cláudio Porfiro diz que a ênfase são os cursos que possam proporcionar aos servidores conhecimentos relativos a aspectos da administração pública. “Assim nós estamos propondo que sejam realizados, entre outros, cursos de Gestão Pública, Análise Instrumental Avançada, Gestão das organizações de Saúde, Políticas Públicas, Recursos Humanos e Gestão de Conhecimentos e Direito Ambiental”, concluiu.