Pós-graduação em Desenvolvimento de Software e Infraestrutura para Internet tem aula inaugural
Será realizada na noite desta quinta-feira, 5, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a aula inaugural do curso de pós-graduação “lato sensu” em Desenvolvimento de Software e Infraestrutura para Internet da Universidade Federal do Acre (Ufac). O curso é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) e da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (SID-MC).
Com o objetivo de formar mão de obra qualificada para o desenvolvimento de aplicações e implantação, configuração e manutenção de infraestrutura de redes de computadores com foco na internet, o curso será ministrado a 50 cursistas de diferentes áreas da tecnologia da informação, com carga horária total de 360 horas e 60 horas para desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC). Os encontros são quinzenais, a partir desta sexta-feira, 6, quando tem início a disciplina Projeto e Análise de Sistemas, com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Raul Sidney Wazlawick.
“O corpo docente do curso é um destaque. Além de seis professores da Ufac, sendo um doutor e cinco doutorandos, contaremos com a presença de 13 professores externos, vindo de várias instituições do país e integrantes de programas de pós-graduação com níveis de excelência pela Capes. Muitos deles têm livros publicados na área, não há dúvida de que será um curso produtivo”, destacou o coordenador da pós-graduação em Desenvolvimento de Software e Infraestrutura para Internet, professor Macilon Araújo Costa Neto. Outro diferencial apontado é o impacto social obrigatório para conclusão do curso. O TCC de cada cursista terá que, obrigatoriamente, ser aplicado a uma comunidade local.
De acordo com o coordenador, o novo curso de pós-graduação foi criado de modo a atender as demandas e especificações da região. “Algumas áreas da computação têm pouca abertura no nosso mercado. É o caso do segmento de jogos e otimização. A grande demanda das nossas instituições e empresas privadas é a estrutura de redes e aplicativos, exatamente as áreas que estamos atingindo”, disse Costa Neto.
O curso de Desenvolvimento de Software e Infraestrutura para Internet tem grade curricular dividida em dois núcleos. “Ao final, o aluno pode ter o título de especialista em Infraestrutura para Internet ou especialista em Desenvolvimento de Software para Internet”, finalizou o coordenador da pós-graduação.
Postado em: 5/2/2015
(Ascom-Ufac)