Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Praça de alimentação reúne 39 expositores na SBPC

por Ascom-01 publicado 25/07/2014 19h10, última modificação 25/07/2014 19h10

A praça de alimentação da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac), está localizada na quadra de esportes do bloco de educação física. O espaço conta com 39 barracas que oferecem pratos da culinária regional e tradicional.

Os expositores fazem parte do Programa Estadual Economia Solidária, 32 oferecem comidas salgadas e sete estão dedicados a doces. A barraca “Doces Tropicais” apresenta doces de frutas regionais, fabricados artesanalmente. “Nosso objetivo é mostrar os bombons de cupuaçu, castanha e o salame de cupuaçu. Às pessoas têm nos procurado para conhecer esses produtos”, disse a vendedora Paula Ferreira.

Praça de alimentação reúne 39 expositores na SBPC

Jussara Coelho e José Fernandes, estudantes de física da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), campus Parintins (AM), vieram ao Acre para apresentar trabalho na seção de pôsteres da feira científica. Além do interesse pela culinária, a SBPC tem proporcionado trocas de experiências culturais.

Jussara Coelho e José Fernandes, estudantes de física da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), campus Parintins (AM).

Fernandes participa de sua primeira reunião e está achando muito interessante, pois o encontro com pessoas de outros lugares promove o compartilhamento e a difusão de ideias. Para o estudante, a cultura acreana é parecida com a do amazonense. O que pode diferenciar os dois estados é a diversidade cultural.

“Baixaria” – Alguns pratos tem chamado a atenção dos visitantes, como a baixaria, prato típico acreano com pão de milho, ovos, carne e cheiro verde. Outra comida que chamou atenção dos participantes foi a carne seca. “A baixaria é diferente, eu gostei. Mas a carne seca é muito gostosa. No Amazonas, essa é uma comida elitizada, nem todo mundo tem acesso e a gente não encontra nos supermercados com muita frequência”, contou a estudante Jussara Coelho.

Praça de alimentação reúne 39 expositores na SBPC

De acordo com a coordenadora do Programa Economia Solidária Edna Paro, circulam diariamente na praça de alimentação uma média de três mil pessoas. Os comerciantes já comemoram as vendas na SBPC. Segundo a coordenadora, um vendedor de tapiocas, por exemplo, tem utilizado 25 quilos de goma de mandioca por dia. As atividades no local se iniciam às 10h e, dependendo da demanda, não tem horário de encerramento.

Postado em: 25/7/2014