Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Prêmio Jovem Cientista – CNPQ 2011

Prêmio Jovem Cientista – CNPQ 2011

por italo publicado 18/05/2011 11h10, última modificação 20/05/2011 12h32

Quando se ouve falar em cientista é quase inevitável imaginar uma pessoa com idade mediana usando jalecos brancos amassados, descabelado, num ambiente cheio de tubos de ensaios fumegantes, com líquidos coloridos, e centenas de parafernálias que você nunca saberia o que fazer.

Por vezes essa imagem já mexeu com a cabeça de muita meninada por aí que hoje, de uma forma ou de outra, reescreve esse conceito milenar da figura do cientista. Os participantes dos últimos 30 anos de Prêmio Jovem Cientista, fazem parte desse grupo.

São quatro categorias disponíveis aos interessados (graduados no ensino superior, estudantes de ensino superior, estudantes de ensino médio e mérito institucional). Na categoria “graduados no ensino superior”, o primeiro lugar ganha R$ 30 mil reais, o segundo R$ 20 mil e o terceiro R$ 15 mil. Já para a categoria “estudantes do ensino superior”, o primeiro lugar R$ 15 mil, o segundo R$ 12 mil e o terceiro R$ 10 mil.

Os trabalhos dessas categorias devem ser sobre: vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades; urbanização, ambiente e gestão das águas urbanas; produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo, água, ventos e dos recursos energéticos; políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo; planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais; políticas de transporte e de mobilidade nas cidades; agricultura urbana e cidade sustentável; implicações socioambientais da legislação urbana; paisagem urbana e arquitetura sustentável; e cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental.

Para os alunos de ensino médio, os prêmios para o primeiro, segundo terceiro lugar são laptops. As escolas e os professores-orientadores também são premiados.

O “mérito institucional” premia as escolas de ensino médio e a instituição de ensino superior que tiverem maior número de trabalhos inscritos, sendo que o valor do prêmio é de R$ 35 mil reais. E para finalizar a festa há o prêmio de “menção honrosa”, no valor de R$ 20 mil reais, para o cientista com doutorado de destaque na área.

Todos os premiados também ganham bolsas de estudos do CNPq e os primeiros colocados participam da próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2012.

Alguém interessado? Então visite o site http://www.jovemcientista.org.br/index.html para ter acesso ao regulamento, vídeos e informações complementares do prêmio.