Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Produção de horta da Ufac chega ao RU
conteúdo

Produção de horta da Ufac chega ao RU

por Ascom02 publicado 29/01/2015 08h49, última modificação 29/01/2015 08h49
Alfaces e pepinos cultivados por mestrandos e doutorandos são aproveitados como alimentação dentro do próprio campus de Rio Branco

Reinaugurada no fim do ano passado, a Unidade de Experimentação Agrícola da Universidade Federal do Acre (Ufac) já vem mostrando resultados. A produção, fruto das pesquisas em pós-graduação na área, vem, gradativamente, abastecendo o Restaurante Universitário (RU). Inicialmente, alfaces e pepinos, livres de agrotóxicos, estão chegando à mesa do RU.

Entre os dias 16 e 26 deste mês, cerca de mil maços de alface produzidos na horta da instituição foram doados ao restaurante. Três remessas de pepinos também já foram servidas aos usuários do RU. A produção é resultado da pesquisa de mestrado “Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia”, da pesquisadora Jordana Paula Riss e de um grupo de estudantes do doutorado em Produção Vegetal. Apenas o tomate, que também é cultivado na área atualmente, ainda não está sendo ofertado ao restaurante.

“A principal função da horta universitária é estimular a pesquisa e a extensão, mas foi avaliado, por estudantes e professores, que havia a possibilidade de utilização do cultivo após a fase de experimentação e isso foi, rapidamente, providenciado”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista. “Estamos aliando pesquisa, saúde e economia.”

Com dois hectares de área, a nova horta recebeu cerca de R$ 900 mil em investimentos para serviços de irrigação, cercamento, iluminação, pintura, limpeza e revitalização do açude. Cinco estufas, com 420 metros cada, também foram instaladas no local que serve de base para o desenvolvimento de experimentos ligados às pós-graduações em: Produção Vegetal; Ciência, Inovação e Tecnologia; Sanidade e Produção Animal.

“Neste primeiro momento, a horta está atendendo, basicamente, a pós-graduação, mas a ideia é que sirva de base também para a extensão, transformando-se em um campo de estágio para diversos cursos”, destacou o pró-reitor. Entre esses cursos, estariam Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Segundo Batista, novos investimentos estão sendo realizados na unidade. Atualmente, a universidade licita a contratação de uma empresa, com equipe especializada em agropecuária, para atender professores e estudantes. “A horta foi um espaço que permaneceu inativo por cerca de dez anos. A atual gestão apostou no potencial da área e os investimentos já demonstram resultados. Não temos dúvidas em relação aos ganhos para a instituição”, concluiu Batista.

Postado em: 29/1/2015

(Ascom-Ufac)