Proex discute propostas de trabalho intersetorial para educação e sexualidade
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Acre (Proex/Ufac) em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) está discutindo políticas para qualificação de profissionais em educação e sexualidade. A ideia é que se possa criar um futuro projeto de extensão de trabalho intersetorial.
Com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, juntamente com as professoras Maria Helena Guimarães, Alcione Maria Groff; com a representante da divisão de Saúde de Adolescentes da Sesacre, Maria Luisa Escudeiro Leite e com a gerente do Programa de Saúde na Escola (PSE/Sesacre), Ariane Farias; a reunião debateu a possibilidade de convergir — sistemática e transversalmente — a educação sexual nas escolas, entendendo que essa necessidade deve iniciar desde os primeiros anos de formação das crianças.
O embrião para a discussão surgiu da percepção da pesquisadora da Ufac, Alcione Maria Groff, que a partir da identificação de dados sobre gravidez na adolescência (10 a 14 anos) apresentados pela grande mídia procurou a divisão de Saúde de Adolescentes da Sesacre e acabou convidada a participar do processo intersetorial no enfrentamento da gravidez não desejada. Daí nasceu a ideia de integrar a Proex no processo de contribuição de discussões sobre o enfrentamento e a criação de políticas públicas na prevenção da gravidez na adolescência.
O resultado dos diálogos iniciais apontam para a possibilidade de delinear um projeto para qualificação dos profissionais da Saúde e Educação com o tema “Educação Sexual Proativa: Educação, Saúde e Cidadania no contexto acreano”.
Postado em: 23/9/2014