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Proex realiza ações de interiorização em 8 municípios do Acre

por Ascom02 publicado 03/06/2016 11h35, última modificação 03/06/2016 11h35

Entre os dias 26 e 31 de maio, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Acre (Ufac), visitou oito municípios acrianos com o objetivo de participar do 1º Seminário de Cultura de Mâncio Lima e também firmar parcerias com prefeituras para estabelecimento do projeto de extensão Pré-Enem.

O primeiro município a receber a visita do pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock da Silva Pessoa, foi Mâncio Lima, durante a realização do 1º Seminário de Cultura da cidade. A iniciativa do seminário surgiu a partir do curso de extensão e aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, ofertado pela Ufac. No evento, ocorreu a apresentação do diagnóstico da realidade cultural dos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.

Em seguida, o professor seguiu para Cruzeiro do Sul, para participar de um programa cultural na rádio Integração. Na ocasião, ele falou sobre políticas culturais da Ufac para o Alto Juruá.

O pró-reitor percorreu, também, os municípios de Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, no Alto Acre, em busca de parcerias com as prefeituras para a instauração do projeto de extensão Pré-Enem. O projeto visa garantir aulas grátis para alunos da zona urbana e rural desses cinco municípios, capacitando-os para que realizem com êxito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada em novembro deste ano pelo Ministério da Educação (MEC). Esse projeto faz parte do plano de interiorização da extensão e é financiado pelo MEC.

Segundo Pessoa, a interiorização da extensão com projetos como o Pré-Enem é necessária. “Assim, estudantes do interior têm as mesmas oportunidades de formação que um estudante da capital, reduzindo, desse modo, as desigualdades”, disse. “Todos os prefeitos nos receberam muito bem e se colocaram à completa disposição para ajudar na consolidação dos cursos.”

O Pré-Enem prioriza alunos de baixa renda provenientes de escolas púbicas. A previsão é que as aulas iniciem em julho e terminem em outubro, na véspera de realização do exame.

Postado em: 3/6/2016