Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor completa 40 anos de serviços prestados à Ufac

Professor completa 40 anos de serviços prestados à Ufac

por Ascom-01 publicado 20/01/2016 15h13, última modificação 20/01/2016 15h13

O professor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD), Creso Machado Lopes, 66 anos, completa nesta quarta-feira, 20, aniversário de 40 anos de trabalho na Universidade Federal do Acre (Ufac). Ele veio ao Acre em 1974, por meio de uma operação do projeto Rondon, e fez estágio como aluno do curso de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, sua cidade natal.

Após dois anos como estagiário e já graduado, Creso foi convidado para integrar o corpo de professores do recém-criado curso de Enfermagem da Ufac, sendo contratado em 20 de janeiro de 1976. “Ao longo desses anos, sempre procurei desempenhar minhas funções em ensino, pesquisa e extensão com esmero, dedicação, ética e profissionalismo”, diz.

Além da graduação, o professor lecionou em cursos de especialização e mestrado, no qual continua em atividade. Atuou em Rio Branco e no interior do Estado, com cursos de atualização, programas de iniciação científica e realização de fóruns em saúde e extensão em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde, trabalhos que lhe renderam o Título de Cidadão Acreano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

Creso considera a homenagem da primeira turma de Enfermagem, em 1979, que se batizou com seu nome, um dos pontos importantes de sua trajetória profissional. “Todo esse trabalho não foi feito de forma individual, mas sim coletiva”, ressalta. “Por isso agradeço às várias administrações, aos colegas docentes, aos técnico-administrativos, alunos e colegas enfermeiros com quem convivi nessa longa caminhada.”

O professor informa que está finalizando, para publicação, três livros referentes à memória do curso de Enfermagem da Ufac: seu histórico de criação, álbum fotográfico da primeira turma e jubileu de prata do curso (1976-2001).

Publicado em: 20/1/2016