Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac apresenta trabalho científico em congresso internacional
conteúdo

Professor da Ufac apresenta trabalho científico em congresso internacional

por Ascom02 publicado 07/10/2013 16h04, última modificação 07/10/2013 16h04

O professor André Ricardo Maia da Costa de Faro, coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (Ufac), participou do 13º Congresso Internacional da Federação Internacional de Controle de Infecção (Ific), voltado aos profissionais e pesquisadores que atuam na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

O evento aconteceu na cidade de Buenos Aires (Argentina), no período de 2 a 4 de outubro. Contou com profissionais e pesquisadores de 39 países e teve uma ampla seção destinada a trabalhos científicos com temáticas voltadas a epidemiologia, prevenção e controle de infecção, uso de antibióticos e resistência bacteriana, esterilização e segurança do paciente.

Faro apresentou o trabalho “Biosafety in Teaching Hospitals of The Western Bazilian Amazon: Knowledge of Nursing Team” (“Biossegurança em Hospitais de Ensino da Amazônia Ocidental Brasileira: Conhecimento da Equipe de Enfermagem”), que teve como colaboradoras as professoras Simone Opitz, Suleima Vasconcelos e Patrícia Prado, todas do curso de Enfermagem.

Trata-se de um estudo transversal cujo objetivo foi avaliar o conhecimento sobre as medidas de biossegurança e precaução padrão com 37 profissionais da equipe de enfermagem que atuavam em Unidades de Terapia Intensiva em hospitais de ensino localizados na cidade de Rio Branco, no período da coleta de dados, ano de 2010.

Os dados revelaram a necessidade de aprimorar o nível de conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem, o que requer mudanças no comportamento das condutas laborais, bem como a necessidade de motivação, implantação da educação continuada e treinamento em serviço e disseminação das informações. Todas essas implementações voltadas para minimizar os riscos ocupacionais.

Segundo Faro, a participação nesse tipo de evento é uma excelente oportunidade para atualização acadêmica, divulgação de novas recomendações para a prevenção e o controle das infecções, troca de experiências com profissionais de outros países, identificação das tendências de estudos para o futuro e internacionalização das pesquisas realizadas na Ufac, facilitando a divulgação dos resultados em nível global.

O trabalho é fruto da produção do “Núcleo de Estudos, Eventos, Pesquisas e Extensão em Saúde”, que atua na linha de pesquisa “Saúde e Segurança dos Pacientes e Profissionais nos Serviços de Saúde”. O grupo desenvolve pesquisas voltadas à saúde e à segurança de pacientes e profissionais da área de saúde, realizadas desde 2009 e pautadas nas recomendações da Aliança Global para a Segurança do Paciente, desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde.

Existe, ainda, a intenção de ampliar esse estudo para todas as cidades do Estado do Acre, com a intenção de contribuir com a elaboração de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.

Postado em: 7/10/2013