Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac lança livro em simpósio nacional

Professor da Ufac lança livro em simpósio nacional

por Ascom-01 publicado 24/07/2013 13h55, última modificação 24/07/2013 13h56

O professor Francisco Bento da Silva, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Acre (Ufac), lançou nessa terça-feira, 23, o seu mais recente livro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante o 27º Simpósio Nacional de História. O livro, intitulado “Acre, a Sibéria Tropical: desterros para a região do Acre em 1904 e 1910”, foi publicado pelo selo da UEA Edições.

Patrocinado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, a obra é uma adaptação da tese de doutorado defendida por Francisco Bento da Silva, em 2010, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a orientação do professor Carlos Alberto Medeiros de Lima, cujo título era “Acre, a pátria dos proscritos: prisões e desterros para as regiões do Acre em 1904 e 1910”.

O doutor Francisco Bento explica que seu interesse pelo tema surgiu “por não encontrar nada mais aprofundado sobre os desterros republicanos na historiografia brasileira, quando li a literatura que lida com a temática das revoltas da Vacina e da Chibata, ambas ocorridas no Rio de Janeiro, então capital da República. E então passei a procurar fontes que pudessem dar mais esclarecimentos a respeito do assunto”.

E então, após a análise dos documentos encontrados, o que Bento diz ter concluído é que “o desterro era uma espécie de profilaxia social da capital da República usada pelo governo, cujo instrumento para efetivar tal medida foi o estado de sítio. A ideia, ao mandar os desterrados para tão longe, era fazer com que eles desaparecessem tanto física quanto metaforicamente”.

Além do lançamento nacional, é intenção do autor organizar outro evento semelhante em Rio Branco, ainda neste semestre.