Professor da Ufac participa de livro sobre trabalhos marginais
O professor Francisco Pereira Costa, do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) e doutorando em História Social na Universidade de São Paulo (USP), é um dos autores do livro “Trabalhos Marginais”, organizado pelos professores Jorge Luiz Souto Maior e Noa Piatã Bassfeld Gnata, sob a publicação da LTr Editora. O livro foi lançado em dezembro do ano passado, em São Paulo.
Composta de 21 artigos, a obra é fruto da disciplina Teoria Geral do Direito do Trabalho, que Francisco Pereira cursou em 2012 no curso de Doutorado em Direito do Trabalho da USP. O trabalho do professor da Ufac, sob o título “A diarista, o vínculo de emprego e os direitos trabalhistas”, aparece na página 175 do volume e foi assinado em coautoria com a também doutoranda Marcele Carine dos Praseres Soares.
“O nosso artigo faz uma reflexão sobre como determinadas profissões estão inseridas no mercado de trabalho de forma desvalorizada. A pesquisa demonstra que o lugar que essas profissões ocupam é resultado de um processo histórico pautado por uma organização social escravagista. E o Direito do Trabalho, como uma ferramenta de defesa dos direitos sociais e trabalhistas, reivindica um lugar de dignidade para esses trabalhadores”, afirmou Francisco Pereira Costa.
O livro pode ser adquirido através do site www.ltr.com.br.
Postado em: 17/1/2014